Deputados republicanos nomeiam Trump para Nobel da Paz

Um grupo de 18 deputados enviaram uma carta ao comitê sueco do prêmio

Um grupo de 18 deputados republicanos nomeou o presidente norte-americano Donald Trump para o Nobel da Paz de 2019. Numa carta endereçada ao comitê do prêmio, os políticos pedem a nomeação de Trump citando o esforço do líder dos EUA para amenizar as tensões nucleares com a Coreia do Norte.

Na carta enviada, lê-se que a Coreia do Norte tinha ignorado durante muito tempo as exigências internacionais para parar com as agressões, e que só com os esforços de Trump isso começou a acontecer.

Acrescenta ainda que tinha sido a sua administração norte-americana que, ao se unir com a China e outros países, de forma a impor sanções, dizimaram a economia norte-coreana e têm sido vistas como responsáveis por trazerem a Coreia do Norte para a mesa negocial.

Também o presidente sul-coreano Moon Jae-in já tinha dito que o seu homólogo norte-americano era merecedor do Nobel, por ter tentado acabar com o programa nuclear da Coreia do Norte.

A ideia de enviar a missiva para o comitê norueguês do Nobel foi de um dos deputados, Luke Messer, apoiado por mais 17 deputados, conta a Time.

Segundo a Fox News, uma nomeação para o Nobel é considerada válida se for submetida por pessoas de determinadas categorias – incluindo “membros de assembleias nacionais e de governos nacionais (membros de gabinete/ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado.

Donald Trump não é o único presidente norte-americano a ser nomeado para receber a honra. Barack Obama, o seu antecessor, recebeu o galardão em 2009, sendo assim o quarto a receber o condecoração, depois de  Jimmy Carter, Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here