MOTIVAÇÃO: FUTEBOL E SUAS LIÇÕES DE SUPERAÇÃO

Comece o dia motivado.

Estamos em ano de Copa do Mundo. Em menos de um mês, “futebol” será o assunto mais comentado no país, que voltará suas atenções à Rússia, sede da competição, e sua torcida aos 23 jogadores comandados por Tite. Aproveitando toda essa paixão que arrebata os corações dos brasileiros, podemos tirar várias lições de superação do futebol para o contexto empreendedor.

Quem se lembra das Olimpíadas de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos? Na semifinal, a seleção brasileira vencia a Nigéria por 3 a 1 e o time, já convencido da vitória, deixou de dar o máximo na partida, e assistiu inerte os africanos empatarem, levarem a partida para a prorrogação, e tirarem o Brasil da final com um gol de Kanu. O que poderia nos ensinar esse caso se não que, mesmo quando as coisas estão indo bem, não se pode se acomodar mas continuar trabalhando sempre com o mesmo ímpeto.

Para desta vez usar um exemplo favorável à seleção canarinho, nos últimos minutos da final da Copa América de 2004, a Argentina nos vencia por 1 a 0, e muitos jogadores do time azul e branco já faziam as chamadas firulas com a bola, contando com o resultado positivo. Foi quando, aos 48 do segundo tempo, os brasileiros roubaram a bola, lança na área para Adriano que a domina de costas para o gol, vira e faz um belo gol. A competição vai para as penalidades e termina com a vitória do Brasil. Ou seja, se os jogadores estivessem desanimados jamais venceriam aquele jogo.

Assim também deve ser na vida empreendedora. Não é porque as coisas estão indo bem, que o negócio está sendo lucrativo, que se deve diminuir o ritmo, deixar de estudar melhores maneiras de atender, de melhorar os processos, de lidar com as finanças e de trabalhar com as todas as energias, pois a vida costuma surpreender quem se entrega à zona de conforto. Por outro lado, mesmo quando todas as situações são adversas, não se deve deixar de acreditar no trabalho, pois a oportunidade de “virar o jogo” pode acontecer a qualquer momento.

Visão de futuro, dedicação, preparação, respeito, disciplina e foco são lições muito valiosas não apenas do futebol mas do esporte em geral para os empreendedores. A superação, no entanto, ao meu ver, é a maior delas. “Obstáculos não podem parar você. Se você achar uma parede, não desista. Ache uma maneira de escalá-la, atravessá-la ou derrubá-la”, disse Michael Jordan, tido por muito com o maior jogador de basquete de todos os tempos. Por Josiane Ribeiro Geração de Empreendedores .

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here