Shoppings e supermercados sem acordo para abrir no feriado

O feriado de Finados, nesta sexta-feira (2), será de shoppings, lojas e supermercados fechados. A razão? O Sindicato dos Comerciários do Estado (Sindicomerciários-ES) e a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES) não chegaram a um consenso e não assinaram a convenção coletiva anual da categoria.

Como a convenção do ano passado expirou nesta quarta-feira (31), tudo o que o documento regula também passa a não valer mais. Entre eles, o trabalho de comerciários em feriados. O fato foi confirmado por ambas as partes envolvidas na negociação.

Segundo o presidente do Sindicomerciários-ES, Rodrigo Rocha, caso as entidades patronais e de trabalhadores não cheguem a um acordo ainda hoje, o comércio capixaba ficará fechado amanhã.

Porém, o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, já descartou assinar a convenção hoje.

Rocha explicou que, como o funcionamento no feriado depende de acordo com o sindicato, eles têm recebido uma demanda grande de empresas que querem abrir as portas já que, além de amanhã, há feriado este mês também no dia 15.

“Vamos estudar as formas de atender essas empresas que nos procuraram, que vieram até o sindicato, até que a convenção seja fechada. Estamos elaborando uma proposta para elas, especificamente, abrirem no feriado”, afirmou.

Por conta do trabalho aos feriados apenas ser permitido quando há convenção em vigor, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vitória emitiu um comunicado ontem, recomendando que as lojas da capital não funcionem amanhã, até o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019.

Já alguns supermercados do Estado, consultados pela reportagem, afirmaram que vão analisar a situação hoje. Outros, porém, confirmaram que, mesmo diante do impasse, vão funcionar amanhã.

Fonte: Tribuna Online

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here