Encontro Estadual de Cineclubes acontecerá em Mantenópolis; confira

A cidade de Mantenópolis, no noroeste do Espírito Santo, vai ser a sede do VI Encontro Estadual de Cineclubes, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

As inscrições estão abertas com capacidade para até 40 cineclubes enviarem seus representantes.

O lançamento oficial do evento acontece nesta quinta-feira (25) na Gruta da Onça, em Vitória, num evento do Cine Gruta no qual será exibido o premiado O Homem que Virou Suco, um clássico do cinema nacional.

Durante os três dias de encontro em novembro, a programação terá conferências temáticas, mostra cineclubista, noite cultural, grupos de trabalho e eleição da nova gestão da Organização de Cineclubes Capixabas (Occa) para o biênio 2018-2020. A organização vai disponibilizar transporte saindo de Vitória, hospedagem e alimentação no município de Mantenópolis. Devido à limitação de recursos, as vagas serão preenchidas com prioridade para cineclubes filiados à Occa, seguidos de cineclubes com mais de seis meses sem filiação à entidade, e depois cineclubes criados recentemente. Caso as vagas não sejam preenchidas, será feito novo chamado.

O último encontro aconteceu em 2016, em Divino de São Lourenço, e este ano segue a tendência de levar os eventos também para o interior do Estado.

Mantenópolis é o município de Seu Manoelzinho, que deve participar das atividades. Cineasta de bordas capixaba, ele ganhou notoriedade nacional por sua grande produção de filmes de estilo faroeste, apesar da falta de recursos.

“O encontro é importante para propor diretrizes, organizar e construir o movimento cineclubista capixaba da forma mais coletiva possível”, diz Luciano Guimarães, do Cineclube Ecosocial, que participa da organização do evento. Ele conta que quando começou o cineclube não tinha dimensão do movimento e dos debates políticos e culturais em torno dele.

Quando participei de um encontro nacional é que vi que não estava sozinho, conhecia outros cineclubes com diferentes vivências, propostas e espaços. Há uma necessidade do movimento se comunicar, se encontrar de fato e se identificar dentro desse processo de luta”. Ele lembra que muitas conquistas, como as políticas públicas e inclusão em editais de cultura, são fruto dos encontros e articulações do movimento cineclubista no estado e no Brasil.

Além dos cineclubes capixabas, participam o encontro como convidados cineclubes de outros estados e representantes do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e da Federação Internacional de Cineclubes, que é presidida pelo capixaba Antônio Claudino de Jesus.

O Encontro Estadual de Cineclubes é realizado pela Occa com recurso do Fundo de Estado da Cultura do Espírito Santo (Funcultura) e apoio da Prefeitura de Mantenópolis, Viação Pretti, Cineclube Seu Manoelzinho e Cineclube Eco Social.

Os cineclubes são entidades sem fins de lucro que estimulam a exibição cinematográfica e debates em torno das obras, além de se articularem como movimento social na luta pela democratização da cultura. “Cineclubes sempre foram espaços de cidadania, e também de luta, em defesa do público, e um rico espaço de debate e janela para valorização da produção independente e do cinema nacional”, diz o chamado do 6º Encontro Estadual.

AGENDA CULTURAL

6º Encontro Estadual de Cineclubes

Quando: 23 a 25 de novembro

Onde: Mantenópolis/ES

Inscrições aqui

Fonte: Site Barra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here