Marcelo lembra Augusto Cid como homem de causas: “Viveu apaixonadamente”

Augusto Cid morreu esta quinta-feira vítima de doença prolongada. Presidente da República esteve com cartoonista há duas semanas e recorda a paixão e a serenidade com que levou a vida.

Foi com “grande desgosto” que Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a notícia da morte de um amigo “de 50 anos”, que o Presidente vê como um marco no jornalismo e no cartoonismo em Portugal. O Presidente da República, que esteve há duas semanas com Augusto Cid, lembra um homem de causas e que viveu “apaixonadamente a vida”.

“E depois teve grandes causas”, recordou o Chefe de Estado, dando o exemplo de Camarate.

“É largamente devido a Augusto Cid que há sucessivas comissões de inquérito e que surge no Parlamento acolhida a ideia, em todos os partidos, de não ter sido um acidente e poder ter sido um crime”, destacou, sublinhando ter-se tratado de uma das causas que o apaixonou.

Além disso, apontou o Presidente, “viveu apaixonadamente a vida e combinava essa paixão com uma grande serenidade e foi assim que eu vi há 15 dias serenamente a despedir-se de nós”.

Augusto Cid morreu na manhã desta quinta-feira, dia 14, vítima de doença prolongada.

Augusto Cid tornou-se conhecido pelas suas caricaturas cujos alvos eram, sobretudo, protagonistas da Revolução dos Cravos.

Trabalhou em vários jornais e revistas, nomeadamente Vida Mundial, O Diabo, Grande Reportagem, O Independente e no semanário Sol, assim como na TVI, sempre com uma perspetiva da atualidade, tendo editado, entre outros títulos, o catálogo “Cid, o Cavaleiro do Cartoon”, que acompanhou a exposição homónima.

Como escultor, tem várias obras no país, como a peça de homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, instalada no cruzamento das avenidas de Roma e Estados Unidos da América, em Lisboa, e a dedicada a Nuno Álvares Pereira, em Lisboa, no Restelo, inaugurada em novembro de 2016, pelo Presidente da República, entre outras individualidades.

noticia ao minuto

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.