2017 dobrou o número de homicídios em Linhares

O número de homicídios dobrou entre janeiro e novembro de 2017 no município

A violência explodiu em Linhares. O número de homicídios dobrou entre janeiro e novembro de 2017: foram registrados 80 assassinatos contra 40 no mesmo período de 2016. Ou seja, esse tipo de crime voltou à média dos últimos 10 anos na cidade, que foi de 82 homicídios por ano.

Era o melhor

A violência em 2017 interrompe uma tendência de queda consistente: a análise da série histórica mostra que 2016 foi um ano atípico, com registros muito abaixo da média. No período, houve 44 homicídios durante todo o ano.

Já foi pior

Em 2009 foram registrados em Linhares 133 assassinatos, o maior registro da série histórica. Naquele ano a taxa de homicídios alcançou a marca de 100 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2017 foram 47 mortes/100 mil.

História recuperada

O Instituto Modus Vivendi acaba de concluir o restauro do telhado da igreja do Carmo na Cidade Alta, em Vitória. A cobertura, de 1.900 metros quadrados, recebeu telhas francesas novas.

História recuperada 2

O madeiramento do templo estava todo podre e também está sendo restaurado. Não havia calhas, o que facilitava as infiltrações. Agora o Instituto está recuperando o coro da igreja.

Preocupação no samba

A pouco mais de um mês e meio do Carnaval, o dinheiro anda sumido das escolas de samba capixabas.

No ônibus da linha 605 com destino ao Terminal do Ibes, em Vila Velha, esta passageira circulava tranquilamente com seu ratinho de estimação. Todos fizeram boa viagem. Ainda bem.
No ônibus da linha 605 com destino ao Terminal do Ibes, em Vila Velha, esta passageira circulava tranquilamente com seu ratinho de estimação. Todos fizeram boa viagem. Ainda bem.
Foto: Thaiana Gomes

De Penha pra Penha

A empresária Penha Lima Corrêa foi comemorar seus 80 anos ontem de uma forma muito especial: levou a sua família ao Convento da Penha para agradecer à padroeira.

O mergulho de Malta

Em viagem a Israel, Magno Malta mergulhou nas águas do Rio Jordão e se disse “rebatizado”. Ao voltar à tona, o senador pediu que o próximo presidente do Brasil siga Trump e leve a embaixada brasileira para a cidade de Jerusalém.

Bens a rodo

Em algumas esferas da Justiça, o caso (complicado) do controle da Viação Itapemirim está sendo chamado de “rodobens”.

Tá dominado

De um vereador do interior sobre o comportamento do presidente da Assembleia, Erick Musso, durante o pronunciamento do governador Hartung no almoço com presidentes de Câmaras: “Ele nem piscava ao ouvir PH. Olhar de admiração”.

A ver navios

Durante o almoço, o subsecretário estadual dos Portos, Neucimar Fraga, ficou pedindo o contato dos vereadores: “de onde você é?,” “me passa seu número?”, insistia o candidato a alguma coisa em 2018.

O governo dançou

Na noite de quarta, o governo fez sua confraternização de Natal na residência oficial da Praia da Costa. Cada um levou sua bebida (vinho ou uísque). Saladinhas, salgadinhos e moquequinhas de cação foram consumidos ao som de um grupo de samba.

Ouro no tanque

O litro da gasolina já está custando, à vista, em torno de R$ 4 nos postos da Grande Vitória. Isso porque o Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo do país.

Governo no tanque

A propósito, o Sindipostos lançou uma campanha para mostrar como é a composição do preço da gasolina. Segundo o sindicato, impostos federais e estaduais, margem de lucro da Petrobras e distribuidoras e adição do etanol compõem 91,6% do preço final do produto ao consumidor.

Põe mais uma

O governo do Estado vai reduzir a alíquota do ICMS sobre a cachaça capixaba de 27% para 12%. Muito bom, só que ainda está longe de Minas Gerais, por exemplo, que aplica 3% sobre a “marvada” mineira.

Santo de casa…

Cidade onde o petróleo dá na terra e no mar, São Mateus tem uma das gasolinas mais caras do ES: R$ 4,15 o litro (à vista).

Não tá fácil…

O governador vai inaugurar hoje placas fotovoltaicas da Escola Viva de Castelo Branco em Cariacica.

Alô, Meio Ambiente!

Vitória é uma ilha cercada de água ou uma ilha cercada de esgoto?

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here