48 novas pessoas com sintomas fizeram testes da Covid-19 em Rio Bananal

A nova onda do Coronavírus, levou 48 novas pessoas para testagem, pois, todos estão com sintomas da Covid-19, com foco da segunda fase da doença, em Rio Bananal, o número de casos vem aumentando e foi registado nesta sexta-feira (27) pela secretaria de saúde do município. Com tudo, 35 municípios capixabas entraram em risco moderado.

Até o momento, em um total de 2.037 casos notificados, 347, além dos novos 48 que ainda são considerados suspeitos, e 12 pessoas já morreram, foram 1.096 descartados (negativo). 546 curados e 594 casos foram confirmados. A taxa de letalidade da doença é de 2,0% fatal.

No entorno, além de Linhares, estão classificados em risco moderado os municípios de Marilândia, Vila Valério, Governador Lindenberg, São  São Domingos do Norte. Com o avanço da pandemia em solo ribanense, profissionais da saúde acreditam que na próxima semana a cidade deve entrar no mapa de risco moderado com restrições.

O Governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (27), o 33º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (30) e o domingo (06). Dos 78 municípios capixabas, 43 estão classificados em Risco Baixo e 35 estão em Risco Moderado, em decorrência da taxa de ocupação dos leitos potenciais de UTI para tratamento do novo Coronavírus (Covid-19) ter superado o índice de 50%. Não há nenhum município em Risco Alto.

Risco moderado:

– Bares e restaurantes, inclusive os de shopping center: podem funcionar de segunda-feira a sábado, até as 22 horas e, no domingo, até as 16 horas.

– Estabelecimentos comerciais: podem abrir sem restrição de horário, respeitando o limite de um cliente a cada 10 m² .

– Eventos: somente poderão ser realizados eventos sociais e corporativos com público máximo de 300 pessoas.

 Agências bancárias, parques, cinemas, teatros, circos e estabelecimentos similares: podem abrir sem limite de horário, respeitando todos os protocolos de distanciamento e de higienização.

– Escolas e faculdades: não há restrição, mas devem ser seguidos os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo.

– Academias: O funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. É autorizado apenas aeróbicas individuais e atividades não aeróbicas. Deve ser mantido espaçamento mínimo de 4 metros entre aparelhos/usuários e há limites de lotação de acordo com o tamanho do estabelecimento

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MODERADO: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Piúma ,Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Guaçuí, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here