Bananal Online

Câmara aprova botão de pânico em ônibus que circulam em Linhares

Na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Linhares aprovou quatro Projetos de Lei que visam melhorias na qualidade de vida da população linharense. Entre eles, está o de número 782/2017, de autoria do vereador Jean Menezes, que propõe a instalação de “botão do pânico” nos ônibus do sistema municipal de transporte coletivo de Linhares.

Segundo o parlamentar, é considerável o número de assaltos que ocorrem nos coletivos do município em determinados horários, como o início da manhã e à noite. Para garantir uma maior segurança à população, é proposta a instalação de seis botões no coletivo para avisar que o ônibus está sendo assaltado: um com o motorista, um com o cobrador e quatro ao longo do coletivo.

Em janeiro desse ano, foi sugerido que semelhante ao projeto implantado em Vitória, também fizesse parte dos coletivos que aqui trafegam. Conforme publicamos em Linhares com os inúmeros assaltos sofridos pela Viação Joana Darc, o “botão do pânico” auxiliaria no combate a esta prática, que nos últimos meses sofreu uma queda acentuada. O medo do Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários), que a princípio descartou a ideia, é a insegurança que poderia gerar para motorista e cobrador, que seriam os responsáveis por ativar o botão.

A Viação Joana Darc somou 124 assaltos de janeiro ao dia 05 de novembro no ano de 2014.  Em 2015 não foi diferente ficando muito próximo desse número. Em 2016 houve uma redução nos assaltos ao coletivos, apesar dos bandidos ainda optarem pela linha que faz o trajeto Linhares Sooretama. O ponto mais visado para anunciar os assaltos, de acordo com as ocorrências policiais, é sempre nas proximidades do bairro Canivete.

Sair da versão mobile