Bananal Online

Acusado de matar ex-governador Gerson Camata é ouvido em audiência, no ES

O acusado de matar o ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata prestou depoimento nesta quinta-feira (30), durante uma audiência no Fórum Criminal do Centro de Vitória. Marcos Venicio Moreira Andrade, de 66 anos, é ex-assessor de Camata e está preso desde o crime.

Camata foi morto aos 77 anos, com um tiro. O crime aconteceu no dia 26 de dezembro de 2018, na Praia do Canto, em Vitória. A motivação, de acordo com o acusado, foi uma ação judicial movida por Camata que resultou no bloqueio de R$ 60 mil de sua conta bancária.

Marcos Venício chegou ao Fórum de Vitória no início da tarde, escoltado por agentes da Secretaria de Justiça (Sejus). Ele confessou o crime e deu um longo depoimento ao juiz do caso.

Esta é a terceira audiência do assassinato do ex-governador. Desta vez, foram ouvidos uma testemunha de defesa e o acusado.

“Agora será aberto o prazo para as chamadas alegações finais, tanto pela acusação e pela defesa, então o poder judiciário irá decidir se ele será submetido a juri e quais os termos dessa acusação que serão submetidos a juri popular”, explicou o advogado da família de Camata, Ludgero Liberato.

Primeira audiência

Durante a primeira audiência, no dia 22 de abril deste ano, foram ouvidas oito testemunhas de acusação. Após o término das oitivas, a viúva do ex-governador e ex-deputada federal Rita Camata também foi escutada pelo juiz Felipe Bertrand, responsável pelo caso. No dia seguinte, oito testemunhas de defesa foram ouvidas.

Relação conflituosa

Marcos Andrade trabalhou como assessor de Gerson Camata por quase 20 anos. Em 2009, contudo, a relação entre eles ficou comprometida quando Marcos denunciou um suposto crime de caixa 2 cometido por Camata ao jornal “O Globo”.

Em entrevista, Marcos afirmou que Camata recebia mesadas de empreiteiras, apresentava recibos falsos de contas eleitorais e obrigava funcionários a pagar, com salários do Senado, suas despesas pessoais.

Gerson Camata negou as acusações à época. Ele afirmava que Marcos sofria de problemas psicológicos e que suas acusações não deveriam ser levadas em consideração. O processo continua ativo na Justiça do Espírito Santo.

Trajetória Política

Gerson Camata nasceu em Castelo, no sul do Espírito Santo, em 1941. Começou a vida profissional como jornalista e apresentador no programa Ronda Da Cidade, na Rádio Cidade de Vitória. Era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Vitória.

Camata começou na vida pública como vereador da capital do Espírito Santo em 1967, no mandato seguinte, em 1971, foi eleito Deputado Estadual. Foi Deputado Federal por dois mandatos, de 1975 a 1983, governador do Espírito Santo em 1983 e foi por três vezes senador pelo estado, de 1987 até 2011.

Camata foi o primeiro governador democraticamente eleito depois da Ditadura Militar, no período de reabertura política.

Gerson era casado com Rita Camata, ex-deputada federal e deixou dois filhos.

FONTE: G1 ES

Sair da versão mobile