Avião da Latam que ia de São Paulo para Londres teve problema técnico. Todos os pousos e decolagens em Confins foram cancelados. Passageira usou rede social para relatar o problema
Avião ainda na pista na manhã desta quinta-feira
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está fechado para pousos e decolagens nesta quinta-feira. O motivo foi um pouso de emergência durante a madrugada. Os voos com destino a Confins estão sendo direcionados para outros aeroportos e quem tem viagem marcada deve procurar a companhia aérea antes de seguir para o aeroporto.
Painel no Aeroporto de Confins mostra maioria dos voos com o status “não confirmado”(foto: Alexandre Mello/Divulgação)
O avião seguia de São Paulo para Londres. Por meio de nota, a Latam informou que o voo LA8084 partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos à 0h30 e alternou para Confins “em razão de questões técnicas”. A empresa confirma a previsão de que o terminal só será liberado no início da noite. “Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h”.
Trinta voos da Latam, tanto pousos quanto decolagens que seriam realizados em Confins foram cancelados. “A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página status de voos e não se dirigirem ao aeroporto”. Leia a nota na íntegra:
“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.
Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.
Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes.”
VOOS DESVIADOS A BH Airport, concessionária do Aeroporto de Confins, informou que os pneus da aeronave terão que ser trocados na pista e que as equipes do terminal e da Latam estão trabalhando para providenciar os equipamentos necessários para o procedimento. “Todos os voos com destino a Belo Horizonte estão sendo direcionados a outros aeroportos. A BH Airport recomenda que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes mesmo do deslocamento até o aeroporto”, orienta a concessionária.
PASSAGEIRA RELATA SUSTO Uma passageira identificada apenas como Paula usou o Twitter para relatar os momentos de pânico que viveu na aeronave. O relato dela foi usado em um Moments da rede social, que é uma compilação de tweets sobre um assunto do momento. Nesta manhã, “Confins” aparece nos Trending Topics. Ela conta que pegou um voo de Fortaleza para Guarulhos, onde embarcou no avião que teve o problema. “Após uns 30, 40 minutos de voo, o motor começou a fazer um barulho muito grande e todas as tvzinhas apagaram. Até aí ‘tudo bem’ né, já tinha viajado em voos que as tvzinhas tinham apagado mas depois voltava”, disse.
“Passou tipo uns 10 minutos e nada de ninguém falar nada, até que o piloto falou que estávamos com um ‘pequeno’ problema técnico e iríamos pousar o aeroporto de Cumbica (BH)”, escreveu. Na verdade, ela se referia ao terminal de Confins. “Mais uns 10 minutos depois, o piloto, tentando falar com a torre, acionou erroneamente o microfone pra falar com os passageiros e disse a seguinte frase: ‘problema GRAVE com a aeronave, sistema elétrico parou e também o avião está sem estabilidade’”, contou.
Segundo ela, foram 20 minutos de medo, até que o piloto informou que a situação estava sob controle. Após o pouso, equipes do Corpo de Bombeiros jogaram espuma no avião e eles ainda precisaram esperar algum tempo para desembarcar.