Bananal Online

Aldeias indígenas ficam isoladas após rios transbordarem no Tocantins

ldeias indígenas da etnia Krahô estão completamente isoladas no sudoeste do Tocantins após rios transbordarem pelo excesso de chuvas. As cidades da região receberam em média 500 milímetros de chuva em fevereiro, quase o dobro dos 300 milímetros que eram esperados para o período. Uma das situações mais graves é a da Aldeia Takaywrá, onde passa o rio Formoso. As casas foram invadidas pela água.

A Defensoria Pública do Estado afirma que os estudantes que moram no local estão sem frequentar aulas e que há risco de proliferação de doenças, já que não há saneamento básico na região. Animais também estariam morrendo afogados, inclusive os usados pelos indígenas para a própria alimentação.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Ministério de Direitos Humanos brasileiro foram avisados sobre o caso. A informação da defensoria é que não há condições de moradia digna na aldeia no momento. A maioria da comunidade é formada por idosos e crianças, que vivem em extrema pobreza.

O Governo do Tocantins decretou situação de emergência em seis cidades da região, incluindo Lagoa da Confusão, onde fica a Aldeia Takaywrá. Lavouras e pastos estão submersos em várias propriedades rurais e ainda não há uma estimativa do tamanho do prejuízo.

Animais teriam se afogado em função das cheias na região (Foto: Divulgação/Defensoria Pública)

Sair da versão mobile