Aluna da rede municipal de Vitória escreve poema vencedor de concurso na Feira Literária

Vitória sediou neste mês a 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES), e entre os alunos premiados no concurso literário estão nove estudantes da rede municipal de ensino.

Dois deles ficaram entre os três primeiros colocados na categoria “Poema”, cujo tema foi “Belezas Capixabas”. Outros sete tiveram seus textos selecionados para integrar uma publicação oficial do evento.

Poema vencedor

Com mais de 120 textos inscritos, a aluna Dhuanny Santos, do 7º ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Stella de Novaes, conquistou o primeiro lugar.

O poema vencedor escrito por Dhuanny se chama “Vitória Cidade Ilha” e traz entre suas estrofes uma celebração à culinária capixaba, conhecida pela sua qualidade mundo afora:

“Rota do sol, da moqueca
Inconfundíveis sabores
Artes divinais, magia!”

Feminismo capixaba

A estudante Luiza Barcelos de Lima, do 9º ano A da Emef Rita de Cássia Oliveira, ficou em terceiro lugar. Seu poema premiado leva o título “Um Lugar Cheio de Vida”, que, entre outras homenagens, lembra a luta da mulher capixaba e seu importante papel da identidade cultural do Estado:

“Aqui há mulheres de luta
e seu lugar elas conquistaram
Com suas mãos sujas de barro
muitas belezas então criaram”

As alunas contaram com a orientação dos professores de língua portuguesa Wagner Silva Gomes e Marco Antônio Vieira Barreto.

Textos selecionados

A sexta edição do maior evento literário do Espírito Santo também organiza uma publicação oficial do evento, que leva o nome da capixaba Judith Leão Castello Ribeiro, educadora, política, escritora e artista.

Entre os conteúdos selecionados para compor o livro, estão os textos da aluna Vivian Rodrigues Amorim Silva, do 7º ano da Emef Maria Stella de Novaes; dos estudantes Rian Pereira do Rosário, Thayane Belone de Freitas, Thais Regina Martins Costa e Karina Nascimento Martins, do 9º ano da Emef Rita de Cássia Oliveira; Ana Karolina Satil Pereira, do 9º ano da Emef Adilson da Silva Castro; e Pedro Rezende, do 7º ano da Emef Álvaro de Castro Mattos.

Flic-ES

A Feira Literária Capixaba reúne anualmente artistas de várias áreas para uma intensa troca de experiências e promoção do acesso ao livro e incentivo à leitura e à arte. Esta sexta edição, realizada na UFES, contou com mais de 90 autores capixabas, diversas atrações, atovodades e palestras ministradas por importantes nomes do cenário cultural local e nacional, além de convidados norte-americanos.

FONTE: FOLHA VITORIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here