Está previsto para abril o início das obras de ampliação da Terceira Ponte – que liga os municípios de Vitória e Vila Velha. A informação é da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O consórcio responsável pela obra já iniciou os serviços de execução com a aquisição de material e montagem de canteiro.
O projeto contempla ciclovias, mais duas faixas, barreira de proteção de prevenção a suicídios e até um mirante. A ponte é um dos principais gargalos no trânsito da Grande Vitória.
O governador Renato Casagrande assinou a ordem de serviço para as obras no final de setembro de 2020. O vencedor na licitação foi o Consórcio Ferreira Guedes-Metalvix, com previsão de até seis meses para concluir a fase dos projetos.
O projeto
Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. A expectativa é que a capacidade de fluxo de veículos na ponte seja aumentada em torno de 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, sendo duas em cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão para uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada uma. Já as pistas do meio serão destinadas para automóveis e terão 2,80 metros cada uma.
Inclusão de ciclovia para mobilidade
A obra também incluirá duas ciclovias, uma em cada sentido, que serão interligadas à malha cicloviária de Vila Velha e Vitória. A faixa para ciclistas ficará abaixo da visibilidade dos automóveis que passarem pela ponte.
Ao lado dela haverá uma grade antiescalada para a proteção, com altura de 3 metros, que, segundo o governo, não atrapalhará a vista da Baía de Vitória. Próximo ao vão central, a ciclovia terá um alargamento de seis metros de largura e funcionará como um mirante. Neste ponto, parte da grade será substituída por vidro, para que as pessoas tenham ampla visão da paisagem.
Prazo de entrega em 3 anos
As obras da Terceira Ponte foram contratadas na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação. O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços (projetos básicos, executivos e obras) pelo valor de R$ 127 milhões, com prazo de três anos e dois meses.
A proposta de intervenções foi apresentada em 2019 pelo Governo do Estado, como uma das obras prioritárias na área da mobilidade, e contemplam a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.
Fonte: Folha Vitória