Anel de fogo: fenômeno desta quinta-feira poderá ser visto do Brasil em 2023

Um fenômeno não tão raro, mas que desperta a curiosidade de muita gente, o eclipse solar, também chamado de “anel de fogo” acontece nesta quinta-feira (10). Infelizmente, desta vez, ele não poderá ser visto pelos brasileiros. Por aqui, o fenômeno será visível apenas em 2023.

Trata-se do primeiro eclipse solar registrado em 2021 e o único no estilo “anel de fogo” neste ano. Para os apaixonados por astronomia ou apenas curiosos em ver o fenômeno, o Portal R7 vai transmitir o eclipse ao vivo a partir das 5h12 (horário de Brasília) e o show deve durar apenas 3 minutos e 51 segundos.

De acordo com o professor e coordenador do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rodolfo Langhi, o eclipse do sol acontece quando a lua se posiciona exatamente entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra no planeta.

Entenda:

Foto: Reprodução / R7

No caso de um eclipse do estilo anel de fogo, a Lua está a uma distância maior do Planeta Terra, sendo assim ela não é capaz de bloquear toda a luz do sol, formando  assim uma linha fina ao redor do satélite natural da Terra durante o alinhamento.

Fonte: Folha Vitória

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here