Bananal Online

Após polêmica com vídeos no Twitter, prefeito de Londres diz que visita de Trump não será ‘bem-vinda’

Declaração foi divulgada depois que Trump provocou uma onda de críticas ao compartilhar vídeos anti-islâmicos publicados por Jayda Fransen, vice-líder do grupo anti-imigração britânico Reino Unido Primeiro.

Por G1

30/11/2017 16h41 Atualizado há 4 horas
Trump e o Prefeito de Londres, Sadiq Khan (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst (L) and REUTERS/Clodagh Kilcoyne (R)/File Photos) Trump e o Prefeito de Londres, Sadiq Khan (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst (L) and REUTERS/Clodagh Kilcoyne (R)/File Photos)

Trump e o Prefeito de Londres, Sadiq Khan (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst (L) and REUTERS/Clodagh Kilcoyne (R)/File Photos)

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, pediu nesta quinta-feira (30) que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, suspenda qualquer convite de visita de estado feito ao presidente dos EUA, Donald Trump.

“Após esse último incidente, está incrivelmente claro que qualquer visita oficial do presidente Trump à Gra Bretanha não será bem-vinda”, disse Khan, que é muçulmano, em um comunicado oficial.

O prefeito se refere ao fato de Trump ter retuitado vídeos anti-islâmicos originalmente divulgados por um grupo britânico de extrema direita. Para Khan, o episódio configura uma “traição” na relação entre os dois países, aliados de longa data.

“A primeira-ministra do nosso país deveria estar usando qualquer influência que ela e seu governo dizem ter com o presidente [Trump] e sua administração para pedir que ele delete os tuítes e se desculpe com o povo britânico”, finalizou.

Críticas

Trump provocou uma onda de críticas dos dois lados do Atlântico na quarta-feira (29) ao compartilhar vídeos anti-islâmicos publicados por Jayda Fransen, vice-líder do grupo anti-imigração britânico Reino Unido Primeiro, que foi condenada neste mês por abusos cometidos contra uma mulher muçulmana.
Vídeo retwittado por Trump mostra homem destruindo imagem cristã (Foto: Reprodução/Twitter/realdonaldtrump) Vídeo retwittado por Trump mostra homem destruindo imagem cristã (Foto: Reprodução/Twitter/realdonaldtrump)

Vídeo retwittado por Trump mostra homem destruindo imagem cristã (Foto: Reprodução/Twitter/realdonaldtrump)

Um dos vídeos compartilhados por Trump mostra o que seria um grupo de militantes islâmicos matando um homem. O outro mostra um suposto imigrante muçulmano batendo num rapaz holandês de muletas. O terceiro vídeo mostra um homem que seria muçulmano destruindo uma imagem de Nossa Senhora.

“Os britânicos rejeitam unanimemente a retórica tendenciosa da extrema-direita, que é a antítese dos valores que este país representa: decência, tolerância e respeito”, disse o porta-voz da premiê britânica.

Em resposta, Trump disse que May não deveria se concentrar em suas ações, mas sim no “destrutivo Terrorismo Radical Islâmico que está ocorrendo no Reino Unido”. O tuíte foi um ataque público sem precedentes à líder do mais próximo aliado nos EUA em questões de segurança.

Sair da versão mobile