“As donas do pedaço”: empreendedoras de Linhares faturam com a venda de bolos

Assim como a personagem do folhetim, elas aprimoraram seus talentos na cozinha tendo as mães e avós como inspiração e, hoje, desenvolvem receitas que conquistam os mais variados gostos

A história de sucesso nos negócios de Maria da Paz, personagem principal da novela “A Dona do Pedaço”, da Rede Globo, não é ficção. Assim como a empreendedora do folhetim, interpretada pela atriz Juliana Paes, muitas mulheres capixabas apostaram na arte de fazer bolos para ter um negócio próprio. Boa parte delas aprimorou seus talentos na cozinha tendo mães e avós como fontes de inspiração e, hoje, desenvolve receitas que conquistam os mais variados gostos.
Este é o caso da Bruna Fabris Tosatto, que comercializa, em média, 12 bolos por semana para clientes de Linhares – onde ela reside –, Rio Bananal e Sooretama. “Comecei a fazer bolos no ano de 2011 por gosto, mas fazia apenas para familiares e amigos próximos. Mas em 2016 , quando fiquei desempregada por causa da crise que atingiu o País, comecei fazer bolos profissionalmente. E o talento para cozinha vem da minha mãe”, recorda Bruna, cujos bolos mais vendidos são os que têm cobertura de chantininho (chantily e leite ninho) e recheios de brigadeiro e morango.
Bruna trabalha em casa e produz, além de bolos, docinhos e suspiros. Ela utiliza as redes sociais e os aplicativos de mensagens como canais de relacionamento com os clientes. E sempre que possível, investe em novos equipamentos para melhorar a produção.
Além da Bruna, quem também faz bolos em Linhares por profissão e paixão é Ingridy Marchesi Silva. “Sempre me inspiro na minha mãe, que trabalha há muitos anos com isso. E desde então me apaixono cada vez mais por essa profissão linda. Comecei testando as receitas e as técnicas, sempre atenta e olhando todos os detalhes, e no início deste fiz um curso de chantininho – que é o queridinho dos clientes”, revela Ingrid, que produz e vende 10 bolos por semana, em média.
A empreendedora já chegou a comercializar seus produtos em uma loja física, ao longo de dois anos, mas diz que optou por trabalhar em casa e se dedicar às encomendas, que recebe por aplicativos de fotos e mensagens. No momento, ela também planeja compartilhar suas receitas e dicas de maneira profissional. “Tenho planos de um dia poder compartilhar meus conhecimentos dando cursos e expandir cada vez mais a área dos bolos”, afirma.
Segredo do bolo gostoso
Questionada sobre o que faz um bolo ficar apetitoso, Ingrid comenta que é uma questão de gostar do que se faz. “Antes de tudo, é preciso amar o que está fazendo, e não simplesmente fazer por fazer. Dedique-se, faça com carinho e atenção que tudo fica gostoso”, garante.
Para Bruna, a receita de um bom bolo inclui amor e também os ingredientes certos. “O segredo é usar materiais de qualidade e ter muito amor e carinho pelo que faz, pois não faço somente bolos. Eu ajudo o cliente a realizar um sonho”, completa.
Fonte: Jornal Correio do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here