Bananal Online

Aulas presenciais na rede municipal de Linhares não retornam em 2020

As aulas presenciais das escolas da Prefeitura de Linhares só retornarão em 2021, conforme decisão anunciada nesta terça-feira (13). Até o final do ano letivo, que se encerra no dia 22 de dezembro, os alunos continuam com as atividades remotas, estudando com as apostilas enviadas para o Ensino Fundamental e os jogos pedagógicos à Educação Infantil. A medida foi tomada por falta de indicadores que tragam segurança aos funcionários e alunos, e, consequentemente, para a comunidade com o retorno das aulas.

Preparação para volta às aulas
A Portaria nº 8 de agosto de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), determina medidas de segurança estabelecidas no Protocolo e no Plano Estratégico de Proteção e Controle (PEPC), este último, contém 96 ações que deverão ser seguidas rigorosamente pelas unidades de ensino.

Cada escola vai elaborar o seu plano, baseado na sua estrutura física, e formará um comitê composto por funcionários da instituição e familiares, que juntos vão contribuir na tomada de decisões e no monitoramento das ações contidas no Plano.

Dentre as ações previstas no protocolo está o distanciamento de 1,5 metro de uma carteira para a outra. Cada escola medirá suas salas e escalonará seus alunos que não retornam todos ao mesmo tempo.

Servidores serão capacitados
Os funcionários das escolas receberão capacitação realizada pela Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, dividida por segmento, sobre todos os procedimentos de segurança a serem seguidos.

Todos os itens de segurança propostos no Protocolo como máscara para aluno e funcionários, álcool 70, termômetros, fitas de isolamento e fitas adesivas para demarcar as carteiras, já foram adquiridos pelo Município.

Fonte: Site de Linhares

Sair da versão mobile