Bananal Online

BCE aponta dados económicos da zona euro “mais fracos” do que o previsto

epa07315485 Mario Draghi, the President of the European Central Bank (ECB), speaks during a press conference following the meeting of the Governing Council of the European Central Bank in Frankfurt Main, Germany, 24 January 2019. ECB plans to keep rates unchanged at least through the summer of 2019. EPA/ARMANDO BABANI

Os dados económicos da zona euro “continuam a ser mais fracos do que o previsto”, afirmou hoje o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, resumindo as preocupações sobre a conjuntura.

Draghi, que falava em conferência de imprensa após a reunião de política monetária do BCE, atribuiu a debilidade persistente ao “abrandamento da procura externa” que deve pressionar as perspetivas de crescimento “a curto prazo”.

No entanto, o presidente do BCE indicou como fatores positivos “o estado do mercado de trabalho, as condições favoráveis de financiamento e o aumento dos salários”.

Na reunião de hoje, o BCE decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a principal taxa de refinanciamento em 0%, um mínimo histórico.

Sair da versão mobile