Bananal Online

Bombeiros vistoriam creche com estrutura de madeira em Vitória e encontram irregularidades

Uma creche municipal de Vitória, que tem a estrutura de madeira, funciona sem o alvará do Corpo de Bombeiros, em Jardim Camburi. Uma equipe esteve na unidade de ensino na manhã desta sexta-feira (15) e encontrou várias irregularidades, incluindo a falta de saídas de emergência suficientes.

A prefeitura informou que vai resolver o que foi solicitado e que o local onde funciona a creche é provisório. A informação é de que uma nova será construída, embora a licitação ainda não tenha sido publicada.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rubens Vervloet possui 237 crianças matriculadas e foi construída de forma provisória no ano de 2013, para atender a uma demanda do bairro Jardim Camburi, enquanto uma outra unidade era construída.

A intenção era que a estrutura servisse apenas para acomodar os alunos até a entrega de outra creche no bairro, o CMEI Ana Maria Chaves. Entretanto, a unidade de ensino foi entregue, mas a comunidade apresentou uma demanda maior de matrículas e pediu a criação de uma nova creche, fazendo com que o imóvel com estrutura de madeira continuasse a ser usado.

Segundo os bombeiros, uma das principais irregularidades na creche provisória são as rotas de fuga em caso de incêndio. Há apenas dois portões de saída, que não seriam suficientes para que todos os alunos e funcionários deixassem o local com segurança.

A corporação instruiu a prefeitura a construir outras rotas de fuga e também sinalizar adequadamente o local.

Outra irregularidade é quanto ao treinamento dos profissionais que trabalham na creche. O Corpo de Bombeiro disse que firmou uma parceria com a prefeitura para que todos sejam instruídos.

Para que os bombeiros concedam o alvará, a prefeitura vai precisar fazer as adequações e, inclusive, apresentar o projeto das instalações elétricas.

Prefeitura

A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, informou que, sobre a construção da nova creche, o projeto está na última etapa, e que ainda este ano deve ser publicada a licitação.

“Nós estamos finalizando, depois da aprovação da comunidade, a última etapa agora, que é uma execução do projeto estrutural, porque todos os outros projetos executivos já estão prontos. E, nossa expectativa é de que ainda este ano a gente deve estar licitando o novo prédio deste CMEI”, completou.

Segundo a prefeitura, a nova estrutura do CMEI Rubens Vervloet ficará localizado na Praça Coronel Leôncio Vieira Rezende, em Jardim Camburi.

Fonte: G1

Sair da versão mobile