Cachoeiro-ES receberá unidade da APAC

O termo de fomento para instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) foi assinado nesta quarta, 29

O Governo do Estado assinou o termo de fomento para instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) no município de Cachoeiro de Itapemirim.

O governador Renato Casagrande citou a expansão da população carcerária em todo o País e a necessidade de unir esforços para pensar em medidas alternativas e inovadoras para gerir o sistema prisional. “O sistema prisional continua em falência por diversas razões. Precisamos pensar diferente, criar, inovar e fazer parcerias como esta com a Apac”, afirmou.

Método APAC

Para participar da APAC é necessário que o detento seja voluntário e que passe por um treinamento para conhecer o conceito e o método aplicado nas APACs, com duração de 90 dias. O valor da contrapartida do Estado por recuperando é, em média, de R$ 1.252,00 por mês. Cabe à APAC aplicar a metodologia de ressocialização. A custódia do apenado, porém, permanece sob responsabilidade da Sejus.

O Método APAC caracteriza-se pelo estabelecimento de uma disciplina rígida, baseada no respeito, na ordem, no trabalho e no envolvimento da família do recuperando. Uma das principais diferenças em relação ao sistema prisional comum é que, na APAC, os próprios presos, denominados recuperandos, são co-responsáveis por sua recuperação.

Fonte: Secom- ES

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here