Bananal Online

Campanha contra sarampo e pólio deve vacinar mais de 200 mil crianças no ES

Campanha começa na próxima segunda (6) e vai até dia 31. A imunização acontece em 539 salas de vacinação de todo Estado

ampanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo começa na nesta segunda-feira (6) e vai até o dia 31 de agosto. O dia D será no dia 18. No Espírito Santo, a expectativa é de que aproximadamente 201,8 mil crianças sejam imunizadas. Para isso, 539 salas de vacinação nas unidades de saúde estarão disponíveis.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de um ano até menores de cinco anos. Todas elas, independente se tomaram a vacina, deverão ser levadas às unidades de saúde.

Para que as crianças sejam imunizadas, é necessário que os pais apresentem o cartão de vacina dos filhos em que o histórico de vacinação será verificado. Caso a criança não tenha o registro, a certidão de nascimento deverá ser apresentada.

A meta é imunizar 95% da população dessa faixa etária para diminuir o risco do retorno da pólio e o aumento dos casos de sarampo no país.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), há 18 anos o Espírito Santo não registra um caso de sarampo, o último foi em 1999. Porém, com surtos da doença em Roraima e Amazonas, e outros casos isolados em estados no país, é fundamental a imunização das crianças, que são as principais atingidas.

“Fazemos um apelo para que as mães e pais levem seus filhos para vacinar. É absolutamente importante que a população se mobilize. Porque não adianta só o estado e os municípios se mobilizarem e as salas de vacina estarem abertas se a população não for lá”, enfatiza o secretário estadual de saúde Ricardo de Oliveira.

Nas crianças, o sarampo pode comprometer o sistema imunológico que, além, causar infecções respiratórias como pneumonia, também provoca otites, diarreias, doenças neurológicas e levar a morte.

A tríplice, que é a vacina contra o sarampo, também protege contra a caxumba e a rubéola.

Vacinação

Em todo Brasil, mais de 36 mil postos de vacinação estarão ofertando as vacinas. Para atender o público, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas.

No Espírit Santo foram distribuídas 510,7 mil doses das vacinas Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Tríplice Viral. A vacinação acontecerá em 539 salas de todo estado.

Sarampo

A doença é transmitida pela fala, tosse, espirro e é altamente contagiosa. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas as complicações costumam ser mais graves nas crianças desnutridas e com a imunidade comprometida.

Os sintomas são febre acima de 38,5ºC, dor de cabeça, manchas vermelhas, tosse, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa.

(Foto: Editoria de Arte / G1)

O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Porém, atualmente o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas.

Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Rondônia e São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas e a presença de venezuelanos no país, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela.

Até o dia 17 de julho, foram confirmados 822 casos de sarampo no Amazonas e em Roraima.

Poliomielite

Para prevenir, as crianças devem ser vacinadas aos dois, quatro e seis meses com a VIP e depois aos 1 ano e três meses e aos quatro anos com a VOP.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Com informações G1 ES.

Sair da versão mobile