capitão da Fiorentina, Davide Astori, foi encontrado morto na concentração da equipe na manhã deste domingo. O jogador de 31 anos estava em um hotel em Udine, cidade onde a equipe de Florença enfrentaria a Udinese neste domingo pelo Campeonato Italiano. Segundo informações preliminares, o zagueiro teria sofrido um ataque cardíaco. Com 14 convocações e um gol pela seleção italiana, Astori faleceu enquanto dormia.
+ Totti, Buffon, Ramos, clubes… Futebol chora a morte de Astori
+ Adriano e clubes brasileiros prestam homenagem
– A ideia que temos da situação é que o jogador morreu de ataque cardíaco por causa natural. Mas é estranho acontecer isso com um profissional que é monitorado de perto e que não tinha demonstrado sinais de alerta – disse Antonio De Nicolo, procurador da cidade de Udine que investiga o acontecido.
O corpo de Astori, pai de uma menina de dois anos, foi levado para o hospital Santa Maria della Misericordia para realização de uma autópsia. Segundo Afonso De Nicola, chefe do departamento médico do Napoli, todos jogadores da Série A são submetidos a rigorosos testes de prevenção para problemas cardíacos.
A rodada do Calcio deste domingo, que teria inclusive o superclássico Milan e Internazionale, foi adiada por conta da tragédia (veja nota abaixo). Nesta segunda, os clubes se reunirão para definir a nova data.
Em comunicado, a Fiorentina pediu respeito aos familiares do atleta.
“A Fiorentina está profundamente abalada e forçada a anunciar que seu capitão Davide Astori faleceu. Por essa terrível e delicada situação, e acima de tudo por respeito a sua família, nós apelamos para que a mídia tenha sensibilidade”, diz o comunicado da Fiorentina.
Segundo o presidente do clube, Andrea Della Valle, Astori iria renovar o contrato nesta semana.
– Ele disse que queria encerrar a carreira em Florença – afirmou o dirigente em entrevista à emissora Sky Sports.
Astori estava sozinho no seu quarto. Segundo relatos, todo o grupo da Fiorentina desceu para o café da manhã e para uma caminhada matinal. No entanto, ao verem que o capitão não apareceu, foram até seu quarto e perceberam que ele não atendia. Ao entrarem no cômodo, descobriram o pior.
Hotel onde a Fiorentina estava concentrada em Udine (Foto: EFE)
Policiais próximos ao ônibus da Fiorentina em Udine (Foto: EFE)
Nascido em Bérgamo em 7 de janeiro de 1987, Astori foi revelado na base do Milan. Estreou profissionalmente no Pizzighettone, da quarta divisão, em 2006. Depois passou por Cremonese, Cagliari (clube onde mais atuou, disputando 174 partidas entre 2008 e 2014), Roma e chegou na Fiorentina em 2015. Zagueiro técnico (veja lances dele abaixo), Astori disputou a Copa das Confederações de 2013, no Brasil.