Bananal Online

Carnaval na Serra conta com blitz, bafômetro e mais de 40 agentes de trânsito

Neste sábado (10) começou, no município da Serra, a operação “Verão+Seguro”, que está sendo realizada desde o início do verão, e vai continuar durante o Carnaval. A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) intensificou as ações de segurança durante a festividade, que vai até a terça-feira (13).

Dois bafômetros, cuja função do é medir a concentração de álcool etílico pelo ar que vem do pulmão, são usados pelos guardas municipais nas abordagens aos motoristas.

Durante o Carnaval, 42 agentes de trânsito estarão em escala extra para aumentar a fiscalização nas principais vias e balneários da Serra, durante todos os dias.

Com isso, as ações de patrulhamento preventivo da Guarda Civil Municipal (GCM) também seguirão de forma intensa com os quadriciclos, bases comunitárias, bicicletas, motocicletas e viaturas.

Além das diversas formas de patrulha, o número de agentes municipais que estavam em escala extra no verão, que representam aproximadamente 33% do efetivo da GCM, dobrará. Dessa forma, o número do efetivo diário aumentará para ampliar a atuação da GCM durante os shows e blocos.

Os recursos estruturais utilizados pela GCM serão: bases móveis comunitárias, ônibus, viaturas ordinárias, viaturas especializadas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), videomonitoramento com o acréscimo do cerco eletrônica, bicicleta, motocicleta e quadriciclos.

Além do patrulhamento preventivo, as orlas de Bicanga, Jacaraípe, Nova Almeida e Manguinhos, contam com projetos fixos de bases móveis. A Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV) também será um grande aliada da segurança durante o Carnaval, tendo em vista que foram mapeadas diversas câmeras que focam nos previstos pontos de aglomeração.

As bases móveis comunitárias, tanto da GCM, quanto do DOT, serão pontos focais de informações para os cidadãos que circularem pela região. Além de dicas de segurança, os agentes estão treinados para orientar sobre diversos tipos de delitos e como preveni-los, incluindo a respeito da Lei Maria da Penha e a importunação sexual.

Atualmente, esse serviço já é realizado em conjunto com o Departamento de Segurança e Políticas Públicas, em que mais de 300 pessoas já foram alcançadas durante as iniciativas.

Fonte: Folha Vitória
Sair da versão mobile