Bananal Online

Chega a 72 os mortos na erupção de vulcão; 192 estão desaparecidos

epa06787898 First responders continue searching for survivors in El Rodeo, Guatemala, 05 June 2018, The death toll continues to rise after the violent eruption of ‘Volcan de Fuego’ (volcano of fire) on 03 June. At least 72 people have been killed, but there are still an unknown number of people missing and believed buried in the ash. EPA/Rodrigo Pardo

Número foi indicado pela Proteção Civil do país

Pelo menos 192 pessoas foram dadas como desaparecidas na Guatemala, na sequência da erupção do vulcão do Fogo, no domingo (3), indicou a Proteção Civil do país.

“Já temos o número e os nomes das pessoas que estão desaparecidas: 192”, declarou o diretor da agência de Coordenação e Gestão de Desastres da Guatemala, Sergio Cabañas, na terça-feira (5) à noite.

Os últimos dados apontam para pelo menos 72 mortos, e os bombeiros seguem na busca por pessoas nos escombros.

O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em erupção no domingo, cobrindo as aldeias circundantes de cinzas incandescentes e lava, dando pouco tempo aos residentes para fugir.

As autoridades indicaram que mais de 3.200 pessoas de povoações na zona foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que afetam uma área com perto de 1,7 milhões de pessoas.

O Instituto de Sismologia guatemalteco anunciou que o vulcão, de 3.763 metros de altura, já tinha alertado para a hipótese de uma nova erupção. Com informações da Lusa.

Sair da versão mobile