Chuva de meteoros pode ser vista no Espírito Santo nesta quinta-feira

Fenômeno pode ser melhor visto entre 0h05 e 2h da quinta-feira (15)

Objeto 3200 Phaeton (Imagem artística Nasa JPL-Caltech)

Os capixabas que são amantes das estrelas e atividades intergalácticas podem comemorar! Isso porque nesta quinta-feira (14) será possível ver, a olho nu, uma chuva de meteoros “Geminids” que atravessa o Espírito Santo. O fenômeno acontece desde o último dia 4 e deve seguir até o dia 17 deste mês. No entanto, o pico de atividade será na madrugada de quinta-feira, entre 0h e 2h.

De acordo com a associada à Exoss Luciana Fontes, a chuva é de abrangência mundial e os meteoros não são muito grandes. Por isso, é preciso seguir algumas regras para poder ver bem o fenômeno meteorológico, como ficar em um local escuro de 15 a 20 minutos para que os olhos se ajustem ao escuro.

“Nesse caso, também não pode chover e mesmo que passem milhares de meteoros, se você não estiver em um local escuro, respeitar o ajuste do olho e ficar atento à localização talvez não dê para ver. O legal é que é uma experiência única”, detalha.

O QUE SÃO METEOROS GEMINIDS

De acordo com a Exoss, os meteoros “Geminids” estão associados ao objeto 3200 Phaethon, que pode ter sofrido uma colisão com outro objeto no passado distante para produzir o fluxo de partículas que a Terra passa por dentro, criando a chuva de meteoros.

O objeto orbita o Sol a cada 1,4 anos. Às vezes, ele se aproxima da Terra e também passa muito perto do Sol, dentro da órbita de Mercúrio, como explica o instituto.

Neste ano, segundo a Exoss, a aproximação do 3200 Phaethon será de apenas 10,3 milhões de quilômetros da Terra atingindo o seu máximo brilho na magnitude 10,7 em 14 de dezembro.

COMO OBSERVAR A CHUVA DE METEOROS

A Instituto Exoss preparou um vídeo que mostra, passo a passo, regras e medidas que devem ser respeitadas e tomadas por quem quer observar a chuva de meteoros. Assista:

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here