Cientistas descobrem outro ‘Sistema Solar’

É a primeira vez que se encontra tantos exoplanetas ao redor de uma estrela distante

Com a descoberta do oitavo planeta em torno da estrela Kepler-90, o sistema kepler é o primeiro a se igualar ao sistema solar em número de planetas
Com a descoberta do oitavo planeta em torno da estrela Kepler-90, o sistema kepler é o primeiro a se igualar ao sistema solar em número de planetas / Foto: Divulgação

Cientistas anunciaram nesta quinta-feira (14) a descoberta do primeiro sistema estelar com pelo menos tantos planetas quanto o nosso. Designado Kepler-90, ele já tinha sete planetas conhecidos, aos quais os pesquisadores Andrew Vanderburg, astrônomo da Universidade do Texas, e Christopher Shallue, engenheiro de software da divisão de inteligência artificial do Google, acrescentaram mais um – totalizando oito como o Sistema Solar – graças à aplicação de um novo método de aprendizado de máquina com base em redes neurais em dados coletados durante quatro anos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, em sua missão original, entre 2009 e 2013.

A descoberta sugere que possa haver sistemas solares inteiros escondidos em meio a dados astronômicos já coletados, mas que não tínhamos notado até agora porque se trata da análise de muitos sinais.

“Assim como esperávamos, há descobertas emocionantes que se espreitam por nossos dados arquivados da Kepler, à espera da ferramenta ou da tecnologia certa para desenterrá-los”, disse ao jornal “Independent” Paul Hertz, diretor da Divisão de Astrofísica da NASA, em Washington. “Este achado mostra que nossos dados serão um tesouro disponível para pesquisadores inovadores nos próximos anos”.

De acordo com a agência espacial americana existem atualmente 3.564 exoplanetas confirmados, além de 4.496 candidatos a espera de confirmação. Eles estão espalhados por 2.656 sistemas estelares.

Os cálculos indicam que cada estrela possui ao menos um planeta, mas existem alguns sistemas já confirmados com planetas que orbitam duas, três ou até quatro estrelas.

Confira abaixo o vídeo divulgado pela Nasa sobre a descoberta anunciada nesta quinta:

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here