Como reutilizar a borra de café? Veja 3 dicas simples e fáceis

Repelente, adubo e removedor de odores. Essas também são as funções do café, umas das bebidas mais amadas do Brasil, que é útil até depois de ser consumido e deixar a sua borra no filtro em que é feito.

E não é apenas a sabedoria popular que explica as utilidades do café, mas a química também. De acordo com a mestre em química Bruna Miurim Dalfior, a cafeína contém nitrogênio, gás que aumenta a capacidade do carbono de eliminar enxofre no ar, agindo como removedor de odores e repelente natural. Por ser rico em nutrientes, também pode ser utilizado como adubo.

O Realcafé Reserva conversou com a facilitadora doméstica e personal organizer Lucy Mizael e trouxemos algumas dicas para reutilizar o café. Confira!
Lucy Mizael (Foto: Divulgação) Lucy Mizael (Foto: Divulgação)

Lucy Mizael (Foto: Divulgação)

1-Repelentes

Lucy explica que a cafeína é tóxica para carunchos, insetos que ficam dentro do armários e dispensas; e pragas de quintal e jardim como, por exemplo, caracóis, pulgas e lesmas.

Para repelir os insetos, basta colocar um pouco de borra no armário ou na dispensa. Já para as pragas, espalhe o pó pelo local ou misture com água quente e aplique sobre as áreas afetadas.

2-Fertilizantes

Apenas 100 gramas de borra de café, quando misturadas a um litro de água, viram um fertilizante suave e poderoso para plantas, impedindo também a proliferação de insetos de jardim. O ideal é que a borra esteja sem açúcar. Mas atenção: Lucy salienta que não é aconselhável aplicar uma grande quantidade da borra diretamente no solo sem estar diluída já que o café pode sugar todo o nitrogênio da planta e o efeito ser reverso.

3-Removedor de odores

Para remover os odores dentro da geladeira, basta encher um copo com grãos de café frescos e deixe-o na geladeira por três dias. Aborra também pode ser utilizada para esse fim: basta deixa-la secar, colocar em um copo ou recipiente aberto. Lucy salienta que deixe o copo com café na porta da geladeira, já que é um local onde o ar circula melhor.

Para remover o mau cheiro das mãos, como alho, cebola, coentro, peixe e carne, basta esfregar as mãos em grãos de café com água morna. Em seguida, lave as mãos novamente com sabonete neutro.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here