Contas do Ministério da Saúde não fecham para vacinação infantil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, na manhã desta 5ª feira (13.jan), que até o fim de março, 20 milhões de doses da vacina pediátrica da farmacêutica Pfizer vão chegar ao Brasil. O pronunciamento foi feito durante a entrega do primeiro lote de 1,2 milhão de doses de imunizantes para crianças de 5 a 11 anos, em Guarulhos, no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde.

“Até o fim de março teremos 20 milhões de doses da vacina infantil. A vacina poderá ser aplicada nos filhos dos pais que assim desejarem, atendendo os critérios estabelecidos pela Anvisa”, diz o ministro.

As vacinas chegaram, na madrugada desta 5ª feira, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. A remessa trouxe 1.248 milhão de doses e vai compor, segundo o ministro da Saúde, o total de 4,3 milhões de vacinas recebidas em janeiro.

A promessa de 20 milhões de doses até o fim de março leva em conta somente a primeira dose pediátrica, já que, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2010, são cerca de 20 milhões de crianças no país. Segundo o Ministério da Saúde, vão ser 4,3 milhões de doses entregues em janeiro, 7,3 milhões em fevereiro e 8,4 milhões em março, para completar as 20 milhões de imunizantes pediátricos.

No entanto, com o intervalo de oito semanas entre as duas doses da vacina pediátrica, a conta não fecha. Ainda falta a data para compra da segunda dose do imunizante, que deve ser aplicado entre os meses de março, abril e maio nas crianças que receberam os imunizantes, respectivamente, em janeiro, fevereiro e março.

O governo já se prepara para o início da imunização de crianças, neste próximo domingo (16.jan). Do Centro de Distribuição, em Guarulhos, as doses vão ser levadas para o Distrito Federal, estados e municípios. A pasta afirma que para 2022, o Governo Federal assinou um contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses da Pfizer, mas ministério não esclareceu se vai haver o acordo para que a farmacêutica forneça mais vacinas pediátricas.

Fonte: SBT

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here