Bananal Online

Coronavírus: 16 bairros de Linhares receberão Inquérito Sorológico do Governo do Estado

Começa nesta segunda-feira (27), em Linhares, a fase 2 do Inquérito Sorológico – um estudo que envolve a testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19) e que faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia no Estado e nos municípios. A ação segue até a quarta-feira (29).
O inquérito será feito em 16 bairros de Linhares: Bebedouro, Aviso, Centro, Araçá, Interlagos i, Interlagos II, Novo Horizonte, Shell, Três Barras, Lagoa do Meio, Jardim Laguna, São José, Linhares V, Planalto, Santa Cruz e Canivete.
Para esta nova fase, serão realizados entre 4 a 6 etapas e previstas para acontecer inicialmente a cada 15 ou a 21 dias, a depender da evolução da pandemia. Serão testados nesta segunda fase 640 moradores de Linhares. São 40 residências por equipe/bairro.
Para aplicação do inquérito, 48 profissionais da secretaria municipal de Saúde vão até os imóveis sorteados, devidamente uniformizados, das 7 às 17 horas. A equipe é composta por motorista, técnico de enfermagem ou enfermeiro e agente comunitário de saúde (três profissionais por equipe).
Além de Linhares, participam da segunda fase do Inquérito, as cidades de  Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, é importante que a população receba as equipes para que o município possa avaliar o impacto da doença em Linhares e, assim, auxiliar no planejamento de novas estratégias para medidas de contenção do novo coronavírus.
“Esse processo nos permitirá investigar com um olhar mais refinado os casos da Covid-19. Com a percepção do comportamento da doença, estamos conseguindo, junto com o Estado, definir estratégias eficazes para enfrentar e combater a transmissão do coronavírus em Linhares, e, também na adoção de ´políticas públicas para o presente e o futuro, pós-pandemia”, disse.
Fonte: Site de Linhares
Sair da versão mobile