Bananal Online

Denúncias de abuso sexual caem em Linhares e isolamento social pode ser a causa

O Conselho Tutelar de Linhares, no Norte do Espírito Santo, registrou 27 denúncias relacionadas a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. O número corresponde aos cinco primeiros meses deste ano e é menor se comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Conselho Tutelar, de janeiro a maio do ano passado, foram 41 denúncias de abuso sexual infantil em Linhares. A razão para a queda nessa estatística pode ser a medida de isolamento social para conter o avanço do coronavírus.

“As crianças estão em isolamento, dentro de casa, sem contato com outras pessoas que, ao suspeitar, poderiam fazer a denuncia como, por exemplo, o professor. É importante destacar que grande parte dos casos de abuso contra crianças e adolescentes acontecem dentro do lar e por alguém conhecido”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

Nessa segunda-feira (18), a Prefeitura de Linhares lançou a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo é o de alertar a população sobre o crime e que denuncie casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

“Este é o primeiro passo para que a sociedade continue se sensibilizando para combater esse problema. Uma cidade que quer ser grande precisa proteger quem ainda não terminou de crescer. Que todos estejam dispostos a entrar nesta”, afirmou um dos conselheiros tutelares de Linhares, Carlos Augusto Calmon.

Para denunciar casos suspeitos de abuso sexual, basta entrar em contato por algum dos portais, como o do Conselho Tutelar Municipal, ou pelo Disque 100, que é nacional e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes.

As denúncias também podem ser feitas para o Conselho Tutelar Região I pelo telefone 3264-3277 e Conselho Tutelar Região II pelo telefone 3264-3154 ou 24h pelos telefones (27) 99857-7964/99856-7562.

Fonte: Folha Linhares

Sair da versão mobile