Dia Livre de Impostos: lojistas da Grande Vitória vendem produtos com descontos de até 70%

O valor dos tributos será pago pelas lojas patrocinadoras, mas não repassado aos consumidores.

Lojistas da Grande Vitória estão participando da 13ª edição do Dia Livre de Impostos, ação conduzida pela CDL Jovem Vitória. O objetivo é atrair a atenção dos consumidores sobre a alta carga tributária do Brasil. Produtos com até 70% de desconto estão sendo vendidos. A ação é realizada simultaneamente em 108 cidades de 18 estados e do Distrito Federal.

A quantia de impostos será paga pelas lojas patrocinadoras do evento, sem repassar aos consumidores. Ao todo, são aproximadamente cinco mil itens com desconto à venda, com mais de 500 tipos diferentes de produtos.

“Nesse dia, o consumidor tem a oportunidade de se conscientizar e também de comprar os itens desejados por um valor menor, que serão comercializados sem o valor referente aos impostos. O percentual de desconto varia conforme a quantidade de tributos que incidem sobre cada item”, disse o diretor de Desenvolvimento Interno da CDL Jovem Vitória e coordenador estadual do DLI, Pablo Vitorazzi.

Quase metade do ano paga pagar impostos

O brasileiro trabalha cerca de 153 dias (cinco meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos. E está em último lugar como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

A carga tributária brasileira está entre as mais altas do mundo, que corresponde a uma média de 42% do rendimento bruto de cada cidadão. Isto é, uma pessoa que recebe um salário mínimo perde pouco mais que R$ 415 do pagamento sem receber quase nada em troca.

Fonte: Folha Vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here