Bananal Online

Dinheiro falso e cheques sem fundos são alguns dos principais golpes no comércio

Tanto para clientes como para lojistas, as fraudes são grandes vilãs para o bom funcionamento do comércio. Ano a ano, cresce o número de ocorrências ligadas às diversas estratégias utilizadas pelos meliantes para alcançar mais vítimas. A falsificação de cédulas de dinheiro é um dos golpes mais comuns, assim como a adulteração do número de cheques, entre outras ações realizadas para lesar os consumidores e comerciantes.

Além disso, são comuns os casos em que valores não utilizados pelo cliente são identificados na fatura do cartão de crédito. De acordo com a pesquisa Global Consumer Card Fraud 2016, quase metade da população brasileira (49%) já foi vítima de fraudes com cartões nos últimos cinco anos.

Com o aumento do uso de tecnologias da informação, a atuação dos malfeitores também tem se direcionado para canais como e-mail e celular, além de mensagens de texto. Segundo o perito Hildebrando Magno Rebello, por muitas vezes os cidadãos de bem desconhecem os perigos que norteiam as negociações efetuadas no dia a dia, o que facilita a ação dos criminosos.

Cautela

Rebello é convidado do Sicoob Sul-Litorâneo para uma palestra no próximo dia 26 de outubro, em Guarapari. O palestrante vai mostrar aos convidados os aspectos de segurança que devem ser observados no momento da compra e da venda, as etapas de atuação dos golpistas e as principais técnicas para impedir perdas em várias outras formas de ações fraudulentas.

“As perdas por fraude normalmente são irrecuperáveis, ao contrário das perdas por inadimplência, que podem ser buscadas. Sobretudo nos canais digitais, o comerciante precisa ter cautela redobrada na hora de realizar a venda”, afirma Rebello, que há 26 anos ministra cursos na área e tem livros publicados sobre o assunto.
“Este encontro vai proporcionar mais conhecimento e, consequentemente, contribuir para a proteção da atividade econômica na região. A partir da experiência do palestrante, esperamos aperfeiçoar as boas práticas que evitam as fraudes no setor do comércio”, destaca Fábio Antônio Novaes, presidente do Sicoob Sul-Litorâneo.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 230 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,5 mil unidades, e atende 3,7 milhões de associados.

Sair da versão mobile