Bananal Online

Diretor de presídio é afastado após maus-tratos contra detentos

O diretor-geral da penitenciária de Formiga, considerada uma das mais rígidas de Minas Gerais, foi afastado do cargo após denúncias de maus-tratos contra os detentos, que foram obrigados a ficar algemados e nus no pátio do presídio. As fotos tiradas de dentro do presídio foram divulgadas nas rede sociais e compartilhadas milhares de vezes.

O centro de apoio operacional dos direitos humanos do Ministério Público solicitou investigação. Após a repercussão Ronaldo Antônio Gomides, foi afastado do cargo pela SEJUSP – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

A secretaria de Justiça informou que as fotos são do dia 22 de outubro, durante um procedimento de segurança após desrespeito dos detentos às normas da unidade. Segundo a secretaria, naquele dia todos os presos e os pertences deles foram retirados das celas para inspeção, já que eles queimaram colchões. Um procedimento interno foi instaurado para apurar a motivação do registro das fotos e a veiculação das imagens.

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais esclareceu por meio de nota que não compactua com qualquer desvio de conduta dos servidores e que todas as denúncias são apuradas respeitando a ampla defesa. O Ministério Público vai começar a ouvir pessoas envolvidas no caso. Ainda de acordo com o Ministério Público, a penitenciária tem capacidade para 396 presos e hoje está com 650.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile