Bananal Online

Doação de mudas incentiva produção de urucum em Viana

Como forma de incentivar a produção de colorau no município de Viana, a Secretaria de Agricultura vem realizando a doação de mudas da principal matéria-prima do tempero para os produtores rurais: o urucum. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Viana é o maior produtor de urucum do Estado, com a produção média de 20 toneladas da semente. Com a doação das mudas a expectativa é expandir a produção de colorau no município.

De acordo com o secretário de Agricultura de Viana, Antônio Carlos da Silva Esquincalha (Popó) mais mil mudas já foram doadas e outras mil estão sendo preparadas para serem doadas para os produtores. “As mudas já foram semeadas, e em breve, estarão no ponto para ser doadas aos produtores do Assentamento. Queremos incentivar a produção em nosso município, buscando alternativas de renda para os produtores de Viana”, disse o secretário.

Viana possui 40 hectares em produção e 2 hectares em formação de Urucum. A Prefeitura, junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estão fornecendo mudas de Urucum para os agricultores, para plantio, para assim, melhorar e gerar renda para o agricultor familiar.

De fácil manejo e cultivo, o urucum é um produto bem adaptável ao município. O cultivo geralmente chega a 2 safras por ano. É também usado como matéria-prima para produção de corante natural, dando cor avermelhada ao alimento, que se dá pelo alto teor de Bixina (substância química orgânica responsável pela coloração (70 a 80%).

Além disso, possui ação benéfica para o fígado e estômago e tem propriedades emoliente, cicatrizante e ação anti-inflamatória. Além de ser muito requisitado pelas indústrias alimentícias, também é utilizado pelas indústrias cosméticas, farmacêuticas e têxtis.

Fonte: ES Hoje

Sair da versão mobile