Rio Bananal-ES: Há exatamente dois anos não é realizado a apresentação da peça teatral a Paixão de Cristo que atraia cerca de 15 mil pessoas ao entorno da igreja católica de São Paulo. O evento não está sendo feito devido a pandemia do novo Coronavírus que trouxe as medidas restritivas que impedem aglomeração de pessoas, disse um dos organizadores.
Em 2019, foi a última edição. O grupo é composto por artistas da terra. A encenação teatral é a maior do interior do estado. Mas é o segundo ano consecutivo que foram suspensos em função da pandemia.
Diogo Bassetti, o jovem que interpreta Jesus, contou ao site Bananal Online na manhã desta sexta-feira, santa o seu real sentimento vivido desde o inicio da pandemia. “Ficamos muito triste, mas entendemos que o momento que passamos é de muita gravidade. Ficamos mais triste ainda pela situação que estamos passando e por tantas famílias enlutadas devido a perda de vidas tão queridas” disse Diogo.
Segundo a secretaria de educação e cultura, a comunidade de São Paulo, fica localizada no Município de Rio Bananal, desde o ano de 1977 vem realizando a Encenação, relatando o Nascimento, Vida Pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Nesse período eram encenadas algumas partes da peça, para um público de aproximadamente 500 pessoas.
Os anos foram se passando e a Encenação foi ganhando forças, enfrentando obstáculos, tornando-se assim, o maior Teatro ao ar Iivre do Estado do Espírito Santo, atraindo cerca de 13 mil pessoas dos mais diversos municípios e estados. Os artistas são pessoas da própria comunidade e comunidades vizinhas que com dedicação e empenho, emocionam e encantam todos os anos milhares de pessoas.
Esse Teatro ao ar livre representa uma das Culturas do nosso Município. Não podendo ser apresentada a peça, devido a pandemia do Coronavírus Covid-19, deve ser lembrada com muito carinho, pois além de ser um trabalho valioso é uma data muito importante, a Sexta- feira Santa, diz a secretária Rosilei.