Bananal Online

É #FAKE que vídeo de militares que termina em disparo foi gravado na Venezuela e mostra reação de soldado ao governo Maduro

É #FAKE que vídeo de militares que termina em disparo foi gravado na Venezuela e mostra reação de soldado ao governo Maduro

Circula pelas redes sociais um vídeo em que militares discutem e, durante a briga, um homem dispara contra o outro. A mensagem compartilhada junto com o vídeo diz que o registro foi feito na Venezuela e que “os militares estão se recusando a maltratar o povo morto de fome”. O tiro não é real e a mensagem é #FAKE.

O vídeo foi gravado em 18 de fevereiro de 2019 e faz parte de uma campanha interna do Exército da Colômbia chamada “Yo tengo el control” (“Eu tenho o controle”, na tradução para o português).

Ou seja, não há nenhuma relação com a Venezuela nem há qualquer teor político na gravação.

Segundo a assessoria de imprensa das Forças Armadas colombianas, a campanha foi criada com o objetivo de “gerar consciência” e mostrar a “importância do autocuidado e do autocontrole”.

“Este comando [o Exército da Colômbia] rechaça de maneira categórica a difusão desse tipo de informação que põe em dúvida o comportamento correto de homens e mulheres que compõem o Exército Nacional e convida a população civil a verificar a autenticidade do conteúdo antes de o divulgar, contribuindo com a desinformação”, diz a nota.

“Pessoas inescrupulosas, que buscam atingir o bom nome do Exército Nacional, manipularam o conteúdo do vídeo e estão o difundindo como se fosse real, tentando gerar incerteza na opinião pública”, afirma.

Para alertar a população sobre a mensagem falsa, o Exército da Colômbia também publicou a imagem abaixo, que tem o seguinte texto: “Este vídeo não corresponde à realidade. Faz parte de um vídeo de 1 minuto e 11 segundos usado como material pedagógico de uma campanha interna de preservação da Força. Não difunda ou compartilhe informações sem confirmar a veracidade e a fonte”.

Veja a mensagem falsa:

“Os militares estão se recusando a maltratar o povo morto de fome. E o regime de Maduro está quebrando de dentro para fora. Sargento atirou no coronel. Tropa da Guarda Bolivariana para se recusar a ir reprimir o povo: mas isso a Globo não mostra e o Governo Venezuelano faz de tudo para essas imagens não vazarem.”

FONTE: G1 ES

Sair da versão mobile