Bananal Online

Em meio a exercícios militares, Taiwan acusa China de simular invasão

Tensão entre os países aumentou após a visita da presidente do Congresso norte-americano à ilha | Reprodução/CCTV

O governo de Taiwan acusou, neste sábado (6.ago), o exército da China de simular um ataque contra a ilha. Em nota, o Ministério da Defesa criticou o “comportamento irresponsável” de Pequim e disse que há um grande número de aviões e navios realizando atividades militares ao redor do Estreito do país.

A tensão entre as nações aumentou na última 5ª feira (4.ago), após a visita da presidente do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, à Taiwan. A ação foi condenada pela China, que classificou o ato como “violação do princípio de uma só China”, uma vez que o país está reivindicando novamente a ilha – separada em 1949 devido à guerra civil.

Para monitorar a situação, o exército de Taiwan mobilizou aeronaves e navios no entorno da ilha, além de implantar sistemas de mísseis terrestres.

“Pedimos a todos os nossos aliados democráticos de todo o mundo que continuem apoiando Taiwan e contra-ataquem o comportamento irresponsável de um regime autocrático que mina a paz com sua aventura militar”, disse o Conselho de Assuntos Continentais, classificando as ações de Pequim como “brutais e deploráveis”.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile