Bananal Online

Em um ano, Espírito Santo registra mais de 400 casos de estupro

O Espírito Santo registrou 480 casos de estupro no ano de 2018, um aumento de 18,9% em relação ao ano anterior, que registrou 408 casos. Desse total, não há confirmação sobre a quantidade específica de mulheres.

O Estado está entre os quatro que não informaram a quantidade de vítimas do sexo feminino. Os dados fazem parte do 13ª Anuário de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira(10) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

(Foto: Ilustração: Leo Rangel/ AT)

No cenário nacional, o índice também aumentou, o país registrou 66.041 casos de vítimas de estupros em 2018, deixando a taxa brasileira de estupros com 31,7 por mil habitantes.

Em entrevista coletiva, a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, ressaltou que a causa do aumento pode estar relacionada com uma crise social.

“Tudo indica que estamos diante do aumento de crimes de ódio. Apesar da redução das mortes violentas, há aumento da violência de gênero, LGBT e racial”, afirma Samira.

Para chegar ao número absoluto de vítimas de estupros, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, reuniu bases de dados com os microdados de registros de estupro da polícia, em todo o país, possibilitando a análise das ocorrências que chegaram até as autoridades.

Dados de violência sexual no Brasil (Foto: Anuário Brasileiro de Segurança Pública)
Fonte: Tribuna
Sair da versão mobile