Bananal Online

Emissão de RG pode demorar até dois meses em Linhares

Neste fim de ano, o tempo de espera pela emissão do documento de identidade passou de uma semana para até dois meses, na Casa do Cidadão de Linhares. E a demora tem motivado diversas reclamações por parte dos usuários, que buscam o serviço na unidade. Por lá, também são atendidos moradores de cidades como Sooretama, Rio Bananal, Jaguaré, entre outras.
O coordenador da agência, José Luiz, confirma que o tempo médio de espera até a entrega do Registro Geral (RG) pode, de fato, chegar a dois meses, sendo que o normal seria uma semana. “O problema começou de uns três meses para cá e ainda não temos previsão de quando a situação deve ser normalizada”, afirmou.
A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia TécnicoCientífica (SPTC), responsável pelo serviço de emissão de RG no Estado, informou que está em processo de adaptação da confecção dos novos modelos de carteira de identidade (CI). Serão feitos alguns ajustes na cédula para não precisar abreviar os nomes grandes. Além disso, o campo “filiação” será ampliado, pois as novas regras permitem a inclusão do pai/mãe adotivo, além do biológico.
Por esta razão, algumas identidades estão em processo de confecção, para já serem impressas no novo modelo. A Polícia informa, ainda, que um novo lote de películas protetoras, que revestem as CIs, já com novo tamanho, estará disponibilizado em breve.  Para a PC, esta ação não trouxe prejuízo ao cidadão, já que as CIs estão sendo entregues com menos de 30 dias em todos os postos de emissão. Contudo, admite que o tempo pode ter um acréscimo devido à grande demanda do período de férias e de final de ano.
Atendimento
A Casa do Cidadão de Linhares, localizada no shopping Pátio Mix, oferece o serviço de emissão do RG e do atesta- do de antecedentes criminais. A média de atendimentos é de 200 a 250 pessoas por dia. Apesar dos atrasos, o expediente segue de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
A SPTC confecciona cerca de 20 mil documentos de identidade por mês no Espírito Santo.
Fonte: Correio do Estado
Sair da versão mobile