Segundo a organização, o protesto é contra o Governo de Casagrande, e deve acontecer no mês que vem:ES-245 no centro de uma polêmica, e licitação que não passa de promessas. O município sofre perseguição política porque o candidato do governo perdeu, afirma moradores.
A mobilização acontece nas redes sociais desde terça-feira (19), moradores tomados pelo ódio e desacreditados na classe política reclamam da demora na publicação do edital da licitação que autoriza a construção do asfalto na ES-245, por parte do DER-ES.
O movimento está marcado para o dia 12 de Novembro, envolvendo diretamente um grupo de empresários, agricultores, e cidadãos de toda classe da política local. O ato é reivindicar um projeto antigo que ainda não saiu do papel e nem das promessas, a construção dos 42 km de asfalto naquela localidade
De acordo com a organização, o evento deve levar uma multidão que vão protestar contra o Governo de Renato Casagrande. O empresário Admilson Arpine, disse que o certo é fechar as duas entradas da cidade com trator e caminhão e não vai passar ninguém.
Outro que se mostrou revoltado com a situação foi o cadeirante Lindomar Berti, 46 anos, ele sustenta que se o povo não ir para as ruas fazer protesto, “o asfalto não vai sair“, a gente vem sendo enganado faz muito tempo, desabafa o morador de São Jorge.

Segundo as palavras do agricultor, Claudiney Cawboy, a gente vê o desenvolvimento de obras em Vila Valério, sendo milhões de obras sendo executadas, pra lá o governo libera, e pelo prefeito ser contra o Governador, na visão do agricultor é como tivesse uma suposta “discriminação”” já que cidades vizinhas ganham tanto, e Bananal ganha nada, ele “Governo” tem que saber que a cidade não tem nada haver com lado de partido político”, afirmou o produtor rural.
Um dos organizadores do evento, disse que tem uma perseguição clara, a população precisa de se mobilizar, toda comunidade precisa de unir, está chegando no prazo final, vamos mostrar para as autoridades nossa força, disse Zelito.
O que diz a prefeitura:
A prefeitura foi procurada e preferiu não comentar o assunto. O Vice-Prefeito não foi localizado para comentar a matéria do asfalto e a suposta falta de investimentos do Governo do Estado no município. O BANANAL ONLINE procurou o prefeito de Rio Bananal, Edimilson Santo Eliziário, (MDB), mas, ele não foi encontrado pela reportagem.
O que diz o DER-ES:
Procurado pelo site Bananal Online, por nota que segue:O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que já a equipe técnica está elaborando um projeto de recuperação da Rodovia, que deverá ter acostamento. Também estão previstos serviços de conserva e manutenção no local assim cessar que o período de chuvas. O DER-ES reforça a orientação de cautela e prudência aos motoristas que trafegam pela região.
Por fim, assessoria do DER-ES, não comentou nada sobre a política local.