Bananal Online

Espírito Santo anuncia novo pacote de medidas contra Covid-19

O Espírito Santo segue tomando medidas contra o novo Coronavírus. Nesta quarta-feira (18), sobe para 11 os infectados no estado, todos vindo do exterior.

Por isso, o governador Renato Casagrande anunciou uma nova proibição para locais aglomerados, como academias. 

Os Jogos na Rede, da Secretaria de Educação, e intercâmbios que acontecem com apoio do governo também estão suspensos. Medidas restritivas a bares e restaurantes já estão em estudo.

Com relação às escolas, que já tiveram as aulas suspensas, mas mantém um período de adaptação até esta sexta-feira (20), existe a possibilidade de flexibilizar o período.

“As escolas que acreditarem que podem já fechar e não cumprir o período de adaptação, tudo bem. A avaliação será de cada unidade. As empresas terceirizadas que prestam serviço também devem ser dispensadas, mantendo apenas o serviço de vigilância”, explicou.

Na área da saúde, cirurgias eletivas oferecidas pelo governo estão suspensas, juntamente com consultas não emergenciais. “Vamos dar prioridade aos leitos e atendimentos emergenciais, já que estamos em uma situação atípica que requer espaço nos nossos hospitais. Os pacientes continuarão na mesma posição da fila, e não perderão o benefício”, disse. Os laboratórios particulares que realizam testes da doença devem, segundo orientação, comunicar imediatamente ao estado os resultados positivos para o Covid-19.

A Secretaria de Saúde capixaba está trabalhando para produzir os próprios kits da doença. “O kit que é fornecido pelo Ministério da Saúde dá disponibilidade para 50 exames. Não há condições de pedir mais kits no momento e, por isso, trabalhamos para que possamos ter os nossos, e avançar no combate à doença”, comentou.

Já sobre viagens e trânsito de moradores, a orientação é que empresas de ônibus interestaduais não cobrem por remarcação. “Recomendamos que as empresas ofereçam a passagem com mais um ano de validade, ou até mesmo um crédito na hora do cancelamento. Cobrar por esse motivo não é a solução”, explicou.

Os servidores do Governo devem ser incentivados a tirar férias. “Os estagiários e alguns servidores serão incentivados a antecipar as férias. Algumas perícias que exigem presença, prova de vida, também serão suspensas”, disse.

Conscientização

Além de anunciar novas determinações, o governador também fez um apelo à população. “As minhas medidas tem caráter restritivo, mas cabe a cada um de nós entender o nosso papel. Precisamos entender a gravidade da situação. Se eu vou a a um bar, por exemplo, e noto que ele está lotado, preciso ajudar os outros a perceber a magnitude da situação. Nenhuma recomendação adiantará se o povo não se prontificar a colaborar”, disse.

Sair da versão mobile