Bananal Online

Espírito Santo suspende aulas presenciais para crianças de até 5 anos

O Estado do Espírito Santo suspenderá as aulas presenciais na educação infantil, para crianças de até 5 anos, nas redes pública e privada. A decisão foi anunciada na tarde desde domingo (14) durante entrevista coletiva dos secretários estaduais da Saúde, Nésio Fernandes, e da Educação, Vitor de Angelo.

O secretário Nésio abriu a coletiva informando que houve um aumento considerável do número de pacientes com doenças respiratórias nas unidades de saúde pediátricas do Estado, tanto públicas quanto privadas. Segundo ele, o aumento é devido ao surgimento de doenças respiratórias sazonais, como a influenza. Ele frisou que as internações por covid-19 nas unidades pediatrias representam 10% dos casos internações pediátricas.

As aulas serão suspensas por pelo menos 21 dias a partir desta segunda-feira (15). Até terça-feira (16), o Governo do Estado publica a portaria com as novas medidas.

Vale ressaltar que nos municípios do Estado classificados como risco alto as aulas presenciais ficam suspensas. Por tanto, a suspensão das aulas presenciais na educação infantil valerá para os municípios classificados como risco moderado. O Estado não tem nenhum município classificado como risco baixo, de acordo com o mapa apresentado pelo Governo do Estado com validade a partir dessa segunda-feira.

O secretário Vitor de Angelo esclareceu que no Espírito Santo, foram registrados 0,06% de infecção pelo coronavirus entre estudantes. Ele frisa que foram infectados 42 alunos de um universo de 64.714 que retornaram para as aulas presenciais. Entre professores, a contaminação foi de 0,25%, ou seja, 31 docentes de 12.601 professores que estão atuando em sala de aula.

As aulas presenciais continuarão sendo oferecidas nas redes pública e privada no Espírito Santo para estudantes do ensino fundamental e médio, mas somente nos municípios em risco moderado. Portanto, as medidas anunciadas neste domingo pelo Governo do Estado atingirão somente a educação infantil.

Também ficão suspensos os serviços de cerimoniais infantis e outros eventos para crianças com até 5 anos.

O secretário Nésio Fernandes esclareceu que neste domingo a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado para adultos estava em 87%.

O secretário Vitor de Angelo afirmou ainda que tem ciência de que existem pessoas que concordam e outras que discordam das medidas. “Parte das que discordam afirmam que as escolas se mostraram ambientes seguros. Por outro lado, a pandemia passa por uma descoberta de novas variantes, além do crescimento do número de casos no Estado. Leitos pediátricos já passou dos 90% de ocupação. Não temos condições de atender em larga escala as crianças na rede pública de saúde. Então é prudente tomar essa decisão neste momento. É dificil tomar essa decisão, mas estamos baseados em dados técnicos para tomá-la”.

Fonte: TC Online
Sair da versão mobile