Bananal Online

Estudantes capixabas criam barco movido a luz solar

O projeto, uma embarcação catamarã, mede 6 metros de comprimento e tem autonomia para até 5 horas de funcionamento direto em alto-mar

 

O barco mede 6 metros e é movido pela luz que chega às placas fotovoltaicas. (Foto: Divulgação)

Com as recentes crises energéticas no Brasil, uma boa solução de energia limpa e sustentável é a solar. Inesgotável e fonte 100% renovável, a energia vem sendo objeto de estudo de alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que, juntos, desenvolveram um barco movido a luz do sol.

O projeto, uma embarcação catamarã, mede 6 metros de comprimento e tem autonomia para até 5 horas de funcionamento direto em alto-mar.

A ideia surgiu no projeto de pesquisa e extensão “Solares”, que reúne estudantes de vários períodos da universidade.

Os estudantes capixabas desenvolveram todo o projeto no computador e explicaram que, mesmo em caso de chuva, a bateria possui capacidade para horas de funcionamento.

“Nas placas solares fotovoltaicas temos a incidência solar, e como resultado, temos a energia elétrica na saída. A placa recebe a luz, que é levada para um gerenciador de energia e esse gerenciador utiliza essa bateria para o barco andar ou, o que sobrar, fica armazenado. Mesmo com chuva, é possível usar a energia armazenada”, explicou o estudante João Agricio, que está no 5º período do curso de Engenharia Elétrica.

 

Fonte Tribuna Online.

Sair da versão mobile