Bananal Online

Federação do Comércio pede reabertura de lojas no ES

A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) entregou ao governador Renato Casagrande uma proposta de reabertura gradual do comércio no Espírito Santo, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O comércio no estado está fechado há quase um mês, desde o dia 20 de março, por determinação do governador. A proposta principal da Fecomércio é reabrir partir da próxima quarta-feira (22), já que segunda (20) e terça-feira (21) são feriados no estado.

Controle de horário

De acordo com o presidente da Fecomércio, Cláudio Sipolatti, a proposta contempla cuidados com a saúde dos trabalhadores e dos clientes. Além disso, serão estabelecidos horários específicos para a abertura dos diferentes setores do comércio, que serão divulgados em breve.

“Procuramos na nossa proposta evitar aglomerações no transporte coletivo e também nas ruas, segmentando horários para cada departamento, cada tipo de loja. Eu acredito que isso vai diminuir o fluxo nas avenidas e reduzir o fluxo de pessoas, como as que estão no supermercado”, detalhou.

Prazo

Para o presidente da Fecomércio, é importante trabalhar com medidas que possam ser estendidas por pelo menos dois meses, diante da pandemia do coronavírus.

“A retomada da atividade econômica é importante que seja feita gradualmente, porque acreditamos que esse cenário não é para 10 dias, ele vai cobrar da gente essa nova formatação por mais 60 dias”, apontou.

Resposta do governo

A Fecomércio aguarda a decisão do governo. De acordo com Sipolatti, será convocada uma nova reunião com a entidade até o próximo sábado (18).

O governo do Estado disse que está recebendo as propostas e vai avaliá-las.

Fonte: FA

Sair da versão mobile