A atualização de dados de quem possui linha pré-paga de celular já está valendo no Espírito Santo. O recadastramento começou na última segunda-feira (2) e os usuários devem atualizar suas informações junto a operadora da linha telefônica. Quem não realizar o procedimento pode ter o número bloqueado.
Além do Espírito Santo, os usuários de celulares pré-pagos dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo também precisam fazer esse recadastramento até o dia 16 de novembro deste ano.
De acordo com a Anatel, o bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, também reduz o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho).
Para saber o número do IMEI basta discar *#06# no teclado numérico do aparelho. O número de identificação é legal se ele coincidir com o presente na caixa, no corpo ou no manual de instruções do celular.
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado aos usuários com pendências cadastrais.
No entanto, o cliente que não for notificado ou quiser consultar sua situação também pode acessar o site do projeto Celular Legal ou entrar em contato diretamente com a operadora (veja abaixo os telefones). Para atualizar os dados, é preciso informar nome, CPF e o endereço completo, com CEP.
Máquinas de cartão de crédito que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras, que não sejam certificados pela Anatel, também correm risco de serem bloqueadas. Para saber se o aparelho é legal basta consultar também o site do projeto.
A partir de 2020, está prevista adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais.
Como entrar em contato com as operadoras?
Claro
Central de Atendimento Telefônico: 1052
Site: www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre
TIM
Central de Atendimento Telefônico: 1056
Site: www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre
VIVO
Central de Atendimento Telefônico: 1058
Site: www.vivo.tl/cadpre
OI
Central de Atendimento Telefônico: 1057
Site: www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro
ALGAR
Central de Atendimento Telefônico: 1055
Site: www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0
SERCOMTEL
Central de Atendimento Telefônico: 1051
Site: www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago