Bananal Online

Garotinha de 4 anos morre quando tentava sair de prédio tomado pela fumaça após explosão na garagem

Uma lamentável fatalidade foi registrada na manhã deste domingo (15) em Barbacena, município com cerca de 140 mil habitantes na Zona da Mata mineira. A explosão na garagem de um prédio, provavelmente causada por um veículo, matou uma garotinha de 4 anos, deixou dois em estado grave e outros nove foram hospitalizados após inalar fumaça.

O caso ocorreu por volta das 5h de hoje no Centro da cidade mineira. Um morador do prédio ao fundo relatou aos bombeiros que ouviu o alarme de um veículo disparar insistentemente antes de ocorrer uma explosão. Logo na sequência, ele acionou o Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 10 carros foram atingidos pelo fogo (Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

“Inicialmente entrou como incêndio em um veículo na garagem de um prédio, mas, quando chegamos ao local, a cena era bem mais grave.
Muita fumaça escura saindo da garagem e de várias janelas do prédio”, conta ao BHAZ o major Maycom Elias Alfim, comandante dos bombeiros em Barbacena.

O militar conta que, logo após a explosão, o fogo se alastrou rapidamente pela garagem. Ao todo, 10 veículos foram atingidos e a fumaça tomou o edifício que possui quatro andares e 14 apartamentos, sem elevador.

Tragédia

“Infelizmente, durante as buscas no interior do prédio, encontramos uma menininha de 4 anos morta. Ela morava com os pais no último andar. Desesperada, a família desceu as escadas para fugir do fogo, mas estava tudo muito escuro e quente. Ela se perdeu dos pais”, relata Alfim.

“O pai, assim que saiu na portaria e percebeu que a filha não tinha descido, ainda tentou retornar várias vezes. Por causa disso, ele teve queimadura gravíssima, de terceiro grau. Outra pessoa também ficou gravemente ferida”, afirma o comandante.

Fogo e fumaça se alastraram rapidamente (Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Ao todo, 28 pessoas foram retiradas do prédio, inclusive pelas janelas, através de escadas. Foram mobilizados 18 militares, alguns que estavam de folga e se prontificaram a trabalhar no resgate, e seis viaturas dos bombeiros.

Gatinho vivo

Em meio à tragédia, um pequeno alento. “Fizemos buscas em todos os apartamentos. Em um deles, encontramos um gatinho, com vida, escondido dentro de um armário”, conta Alfim. “Além dessas buscas, fizemos ventilação no local e rescaldo”.

Tragédia causou comoção em Barbacena (Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

O edifício foi interditado preventivamente pela Defesa Civil da cidade até amanhã, quando será feita uma nova avaliação. Além das duas vítimas em estado grave, outras nove pessoas foram levadas a unidades de saúde após inalar muita fumaça.

Também participaram do trabalho de socorro e combate ao incêndio a Polícia Militar, a Polícia Civil (perícia técnica), Guarda Municipal, agente regional, Samu e um caminhão da FAB (Força Aérea Brasileira) cuja sede fica próxima ao edifício atingido.

Fonte: BHAZ

Sair da versão mobile