Bananal Online

Goiás: Banca anula questão que chamava PMs de milicianos

Enunciado da prova para escrivão da Polícia Civil de Goiás foi anulada Foto: Reprodução

Uma questão do concurso público para escrivão da Polícia Civil de Goiás precisou ser anulada após causar polêmica por chamar os policiais militares de milicianos.

O Instituto AOCP, responsável pelo certame, decidiu pela anulação com a justificação de que o enunciado apresentou “contextualização e termo inadequados para o ambiente das forças de segurança”.

Segundo eles, a palavra miliciano ganhou um novo sentido atualmente, fugindo do seu significado real. De fato, nos dicionários, milicianos se referem a conjunto de forças militares, tropa ou organização militar.

Todavia, nos dias atuais o termo passou a ser uma referência a policiais que cometem crimes. Por essa razão, o enunciado da questão 58 do concurso da Polícia Civil causou tanta polêmica.

A própria Polícia Militar de Goiás (PMGO) não gostou do uso da palavra na prova e coronel André Henrique criticou o enunciado.

– Nos ofendem gratuitamente, e devem, ao mínimo, uma severa retratação. Isso, entretanto, não eximirá a busca do caminho judicial, para que não mais subjuguem não só a PMGO, mas todos aqueles, policiais militares homens e mulheres, que pelo país afora, prestam serviços com seu próprio suor e sangue em benefício da preservação da ordem pública – declarou o coronel.

PEDIDO DE DESCULPAS
O Instituto AOCP de fato emitiu um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

– Apesar das definições da língua, o Instituto AOCP pede desculpas à Polícia Militar do Estado de Goiás e demais organizações policiais, militares e de segurança pública. Atuamos em diversos concursos da área de segurança pública em todo o território nacional, incluindo a Polícia Militar de outros estados, e temos respeito e admiração pelo trabalho exercido por esses profissionais.

Fonte: Pleno News

 

Sair da versão mobile