Guarda Municipal reforça segurança nos horários de entrada e saída de escolas

A Guarda Civil Municipal de Cachoeiro está mais presente no entorno de escolas municipais, nos horários de entrada e saída dos alunos. A medida faz parte da Ronda de Prevenção Escolar (Rope), que passou a contar com o apoio das viaturas do serviço operacional Ronda Municipal Ostensiva (Romu) nesses momentos de maior movimentação nas unidades de ensino.
De acordo com o gerente de Prevenção Escolar da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), Rosinaldo Corrêa, o objetivo é aumentar a sensação de segurança para a comunidade escolar.
“É um reforço da ação preventiva já desempenhada pela equipe da Rope. Viaturas que fazem as rondas pelos bairros estão dedicando maior atenção à entrada e saída das escolas, o que é importante para inibir práticas ilícitas por pessoas que não têm relação com as unidades e até brigas envolvendo estudantes”, explica.
A Rope promove visitas tranquilizadoras às escolas e atua, também, no repasse de orientações a professores, alunos, pais e funcionários sobre segurança, por meio de palestras e dinâmicas, quando solicitado.
Em maio, o projeto realizou 45 atendimentos a unidades. “Anísio Ramos”, “Anacleto Ramos”, “Pedro Estellita Herkenhoff, “Oscar Montenegro”, “Oswaldo Machado”, “Luiz Pinheiro”, “Luiz Semprini” e “Jenny Guárdia” estão entre as escolas visitadas recentemente, por terem grande número de alunos matriculados.
“Buscamos sempre o contato com os gestores escolares para identificarmos as demandas e organizarmos o nosso cronograma de atendimento”, disse Corrêa.
“Nós estamos gostando muito, principalmente, porque foi uma atitude autônoma da própria Guarda Civil Municipal, que identificou a nossa necessidade e veio supri-la. Com a presença deles aqui, a segurança e a ordem foram reforçadas. Foi uma soma para nós. Achamos muito relevante. Eles são muito prestativos”, avalia o gestor da escola municipal Oscar Montenegro, Edvan da Silva Valeriano.
“O trabalho preventivo junto às escolas é permanente. Todo início de ano, na volta às aulas, fazemos uma campanha com dicas de segurança, para conscientização de pais, alunos e funcionários. E essa atenção se estende por todo o período letivo, por meio da Rope, que, agora, tem a sua capacidade de atuação ampliada”, ressalta o secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destaca que o trabalho da Rope tem grande relevância para a rede municipal de ensino. “É uma ação muito significativa, voltada ao bem-estar e à segurança de alunos, pais e funcionários, principalmente nas zonas de maior risco social. A parceria com a Semset tem grande valor para os nossos espaços escolares”, salienta.

Fonte: Espirito Santo Noticias

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here