Homem de 43 anos, morador do Jardim Laguna, perde R$ 21,5 mil no golpe da novinha

Trocar fotos íntimas pela internet virou um campo fértil para estelionatários. Nos últimos meses, homens procuraram a Polícia Civil de Linhares para contar que foram vítimas do “golpe da novinha”, também conhecido como o “golpe dos nudes”. O mais recente é de um homem de 43 anos, morador do bairro Jardim Laguna, e que perdeu R$ 21,5 mil. Na companhia de um advogado, ele procurou a delegacia para registrar o caso.
De acordo com o chefe da 16ª. Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, todos os golpes seguiram o mesmo roteiro. O perfil de uma mulher jovem faz um convite de amizade em uma rede social. O homem aceita e as pessoas começam a trocar mensagens. Com o andamento da conversa, ambos enviam fotografias íntimas — as chamadas “nudes”.
“Logo depois, o perfil falso afirma que a mulher interpretada é uma adolescente, de pouco mais de 15 anos. Quase que simultaneamente, um outro criminoso aparece se dizendo pai da menina e faz uma revelação: afirma ser um policial civil e promete denunciar o homem para as autoridades, a não ser que pague pelo silêncio”, explica o delegado.
Outra tática dos criminosos, aponta o delegado, mira alvos casados. “O golpista ameaça expor as fotografias e a troca de mensagens para a esposa da vítima. É uma forma de tentar convencer os alvos a depositarem os valores exigidos. A extorsão começa com pedidos de valores mais baixos, que vão aumentando com o passar dos dias”, alerta o delegado.
Fabrício Lucindo não descarta mais casos que não foram registrados, uma vez que as vítimas sentem-se envergonhadas de ter seus nomes registrados em ocorrências de crimes como este. A Polícia Civil não informou o total de casos registrados em Linhares.
*O delegado dá uma série de dicas para evitar cair no golpe:*
– Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos;
– Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger;
– Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido;
– Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos;
– Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência.
Fonte: Site de Linhares
Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here