Bananal Online

ICEPi realiza I Fórum da Autorregulação Formativa Territorial

Para aumentar a resolutividade da Atenção Primária em Saúde (APS) e agilizar o acesso dos usuários às consultas com especialistas, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) implantou a Autorregulação Formativa Territorial (ARFT) em todos os municípios do Espírito Santo. E para discutir os próximos passos, as boas práticas e as ações realizadas ao longo do projeto, o Instituto realizou, na terça-feira (22), o I Fórum da ARFT.

“A Autorregulação Formativa Territorial transforma toda a rede de especialistas para contribuir para o desenvolvimento de competências na Atenção Primária em Saúde, garantindo maior resolutividade e integralidade do acesso para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante a abertura do Fórum.

O evento contou com a presença dos subsecretários de Estado José Maria Justo e Gleikson Barbosa dos Santos, além dos superintendentes regionais, prefeitos e secretários municipais de Saúde.

Durante o Fórum, a coordenadora do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), Simone Tosi, ressaltou que o objetivo da Autorregulação é melhorar o acesso à Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS) em todo o Estado.

“O desafio do ICEPi é estruturar os processos para os municípios, que são os protagonistas na ARFT. Nós também estamos capacitando os médicos nas opiniões formativas, utilizadas no projeto”, completou Tosi.

Ainda durante o evento, que também contou com a presença de profissionais de saúde municipais responsáveis pela Autorregulação nos territórios, os participantes puderam avaliar dados regionais, o papel e as responsabilidades dos profissionais no processo de regulação e fizeram relatos de experiência.

Sair da versão mobile